

Entrou em funcionamento, no Hospital Municipal de Governador Valadares, o Banco de Leite Humano (BLH) Miguel Silva Reis, que recebeu o apoio do BLH da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) .
A nova estrutura amplia a assistência materno-infantil e oferece suporte essencial aos recém-nascidos mais vulneráveis da cidade e dos municípios vizinhos, além de beneficiar diretamente as crianças internadas nos 35 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) e na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) do hospital.
A nutricionista e coordenadora do BLH Miguel Silva Reis, Eloisa Helena Medeiros Cunha, explica que o leite humano é considerado o alimento mais completo para recém-nascidos e, no caso de prematuros ou bebês de baixo peso, atua como um verdadeiro medicamento. "Além de reduzir a mortalidade infantil, diminui o risco de infecções graves, como a enterocolite necrosante, contribui para o ganho de peso adequado e favorece o desenvolvimento neurológico".
"Ver o leite materno, o ouro líquido, sendo coletado de uma mãe doadora e alimentando um bebê prematuro, que luta pela vida, é uma emoção indescritível", acrescenta.
Para a coordenadora do BLH da MOV, Karine Antunes, a implementação de um Banco de Leite no interior é um gesto de cuidado, equidade e responsabilidade social. "Significa levar assistência de qualidade para mais perto das mães, ampliar o acesso ao aleitamento e reforçar uma rede de solidariedade que transforma realidades".
Foram 16 meses trabalho para a implantação desse Banco de Leite, em um processo que envolveu adequações físicas, conforme as normas sanitárias, e uma extensa licitação para a aquisição de equipamentos e insumos específicos. Além da coleta e do processamento, o BLH funcionará como Centro de Apoio à Amamentação, oferecendo orientação gratuita para mães que enfrentam dificuldades no aleitamento.
"Seguimos trabalhando para promover saúde, acolhimento e oportunidades de um começo de vida mais saudável para todos. Que este seja apenas o primeiro de muitos novos capítulos na expansão e valorização dos bancos de leite em Minas Gerais", destaca Karine Antunes.
Homenagem
O nome Miguel Silva Reis homenageia um bebê que permaneceu internado por quase um ano no hospital. Sua mãe visitava diariamente a unidade, fornecendo leite materno e inspirando profissionais e famílias com sua dedicação à amamentação.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





