

Mobilização finalizou atividades da Semana Estadual de Combate às Arboviroses
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, neste sábado (29), o Dia D estadual de Combate às Arboviroses, em Aquiraz, encerrando a Semana Estadual de Mobilização, que envolveu ações simultâneas nos 184 municípios cearenses. A programação ocorreu na Praça das Flores, no Centro da cidade que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Estiveram reunidos no local, profissionais de saúde, gestores públicos, lideranças comunitárias, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação contou com a presença de gestores da Sesa, representantes da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), da Célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial (Cevet) e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Aquiraz, além de agentes de endemias e população.
O objetivo da mobilização é sensibilizar a população para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, antes da quadra chuvosa, período em que aumentam os riscos para proliferação do vetor. O secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), lembra que o trabalho individual é de extrema importância, afinal, boa parte dos focos se encontra dentro dos lares. “Ao analisarmos os dados, 85% dos focos de mosquitos estão dentro de casa, então, sem o apoio individual, o vírus se espalha no ambiente privado e atinge e a população”, comenta.

O Dia D de mobilização é estrategicamente pensado para anteceder a quadra chuvosa, reforça Ana Maria Cabral, coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Covep) da Sesa. “Esse é um momento importante quando a gente fala de prevenção, já que no início do ano temos as chuvas e maior chance de criadouros de mosquitos. Quanto antes nos mobilizarmos, menos infestação e menos adoecimento pelo mosquito Aedes aegypti teremos”, comenta.
O enfrentamento às arboviroses só é possível graças ao trabalho conjunto entre a Sesa e os 184 municípios do Estado. É o que ressalta o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet), Luiz Osvaldo Rodrigues, essa atuação integrada garante que as ações cheguem de forma efetiva ao território. Segundo ele, o Estado trabalha de maneira complementar ao município, oferecendo apoio técnico, mobilização contínua e repasse de insumos para fortalecer o trabalho diário dos agentes. “Quem está na ponta, visitando casas e conversando com a população, são as equipes municipais. Nosso papel é orientar, capacitar e incentivar essas ações para que o usuário perceba o serviço e compreenda a importância da prevenção durante todo o ano”, explica.

Durante a cerimônia, o público participou de atividades práticas conduzidas pela equipe de controle de arboviroses do Estado. O mascote “Mosquitão” estava, de maneira lúdica, representando, o mosquito Aedes aegypti. Houve também a montagem de um laboratório de vivências, com identificação de focos e orientações sobre recipientes de risco, e o jogo educativo “Todos Contra a Dengue”.

As ações aproximaram o tema do cotidiano das famílias, mostrando práticas simples que podem ser adotadas diariamente para evitar o nascimento do mosquito.
A articuladora do Grupo Técnico de Controle Vetorial das Arboviroses da Célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial (Cevet), Carla Freitas, orienta que a população elimine qualquer recipiente que possa acumular água, mantenha caixas d’água vedadas, limpe calhas e pratinhos de plantas e realize a higienização semanal de recipientes. “Destaco também a importância de receber os agentes de endemias, que possuem olhar técnico para identificar possíveis criadouros. A soma dessas pequenas ações individuais protege toda a comunidade”, afirma.

Gestores e trabalhadores da saúde estiveram no local
Entre 23 e 29 de novembro, o Governo do Ceará realizou a Semana Estadual de Combate às Arboviroses, com atividades em Fortaleza e em todos os 184 municípios cearenses. As ações incluíram palestras, rodas de conversa, mobilização em escolas, orientações nas unidades de saúde e atividades educativas em pontos estratégicos, como praças, terminais e locais de grande circulação na Capital.
Amazonas Detran-AM e PMAM ‘desmontam’ adega e removem 120 motocicletas irregulares, na zona norte de Manaus
Amazonas Seap-AM conquista o Prêmio Programa da Qualidade Amazonas
Segurança SSPDS deflagra operação integrada para coibir crimes em Maranguape
Amazonas Operação Natal Mais Seguro: PC-AM e PMAM prendem dupla com mais de cinco quilos de maconha tipo skunk e oxi em Carauari
Segurança Pública Corpo de Bombeiros terá novo quartel em Curitiba para atender a Regional Tatuquara
Segurança Casal é preso pela Polícia Civil em posse de mais de três quilos de crack no Crato
Segurança Polícia Civil deflagra operação e prende suspeitos de integrar grupo criminoso no Ceará e em Minas Gerais
Amazonas Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de cinco pessoas que desapareceram em Manaus
Segurança Com mais de 250 mil ligações e 66 mil denúncias somente em 2025, 181 impulsiona ações das forças de segurança em Minas Mín. 18° Máx. 31°





