

Os produtos do Piauí foram destaque na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), realizada em São Luís, no Maranhão, que reuniu mais de 600 expositores dos nove estados da região.
Cada estado contou com um estande próprio e o Piauí apresentou 13 coletivos de produtores, com alimentos variados e artesanato que evidenciam a potencialidade do estado. A movimentação foi intensa desde a abertura da feira, na quarta-feira (26), até o encerramento, neste sábado (29).

As representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) comemoraram o sucesso das vendas. Petas, doces, cajuína, farinha e outros produtos foram expostos pelas agricultoras Vitalina Santos e Conceição de Maria, que celebraram não apenas o volume comercializado, mas também a troca de experiências proporcionada pelo evento.
“Foi uma experiência única, porque a feira superou as nossas expectativas. Estamos alegres e satisfeitas, tivemos convivência com outros estados e aprendemos muito com a experiência deles”, destacou Vitalina.

Entre as visitantes estava a engenheira agrônoma Fernanda Câmara. Piauiense de Picos, ela mora há 20 anos no Rio Grande do Norte e aproveitou a oportunidade para matar a saudade dos sabores da terra ao comprar um doce de buriti.
“Doce de buriti lembra a minha infância. Esse sabor nos traz de volta memórias antigas, do tempo em que eu morava em Picos. Estou levando comigo um pedacinho do Piauí”, afirmou.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, ressaltou a importância da feira, que reúne os nove estados do Nordeste e evidencia a força de quem vive do campo. “Essa feira representa cooperação, intercâmbio e união de esforços para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, afirmou.
Derivados do caju e artesanato também se destacaram
Os derivados do caju, levados pelos cooperados da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), também tiveram grande procura . Além da tradicional cajuína, produtos como vinagre e a cachaça de caju (cajuaça) chamaram atenção do público.
O artesanato em palha de carnaúba, produzido por artesãs de Parnaíba e Piripiri, foi outro destaque, encantando visitantes do Maranhão e de outros estados pela originalidade e riqueza cultural.

A Feira Nordestina da Agricultura Familiar é uma realização do Consórcio Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, que promove encontros em todos os estados da região e culmina com uma feira regional com todos os participantes.
Além da comercialização de produtos, o evento oferece palestras, oficinas, espaços de formação e troca de experiências, com estandes que apresentam itens da agricultura familiar e áreas dedicadas a movimentos sindicais, instituições de ensino, setor tecnológico, mecanização e outros segmentos ligados ao campo.

Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





