

Neste sábado, 29, foi dia de garantir mais saúde para o fim e o início de ano. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizo u em todo o município o Dia D de Vacinação contra a Influenza, para ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos de gripe.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural estiveram abertas durante todo o sábado, para receber a população prioritária, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, além de trabalhadores da saúde, educação, segurança, transporte, forças armadas, correios e portuários.



De acordo com a diretora de Atenção Básica da SMS, Ângela Assunção, a meta é alcançar 90% de imunização desses grupos.
“Neste primeiro momento, a prioridade é voltada a esse público mais vulnerável, que precisa ser imunizado o quanto antes, já que estamos chegando no inverno amazônico, onde a incidência de gripes e resfriados aumenta. Por isso, todas as nossas unidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural, estarão preparadas para receber a população não apenas hoje, mas até fevereiro de 2026. Além disso, reforçamos que temos outras vacinas disponíveis para atualização das carteiras. É um dia importante para garantir proteção e cuidado”, destaca.


Desde cedo, a procura pelas doses movimentou as unidades de toda a rede. Para o gerente da Unidade da Vila Brejo do Meio, Pedro Henrique, durante toda a campanha, os agentes de saúde farão também a busca ativa de grupos prioritários para promover a cobertura vacinal.
“No início, foi espetacular esse primeiro momento com os pacientes, e a gente espera que, ao longo do tempo, realmente atinja a meta de vacinar o máximo de pessoas para garantir saúde à população, pois o melhor e mais fácil meio de se prevenir é se vacinando”.


A servidora da saúde Ayany Arcelly Bezerra não perdeu tempo e já garantiu o imunizante junto de sua filha, na UBS Jaime Pinto, bairro Belo Horizonte. A mãe aproveita para deixar um recado à população.


“Eu sempre trago ela todos os anos para se vacinar, pois essa rotina é essencial para manter a qualidade de vida. Como minha filha é autista, em toda campanha venho com ela para a gente se imunizar. O recado que eu deixo é que você não deixe para a última hora. Venha e garanta seu Natal e Ano Novo resguardado dessa doença”, orienta.
Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de documento que comprove o pertencimento ao grupo prioritário. A vacina é trivalente e protege contra três subtipos do vírus Influenza, responsável por causar a gripe.
Procure a UBS mais próxima da sua casa e garanta já a sua imunização.


Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio
The post Saúde: SMS realiza Dia D de vacinação e amplia calendário até fevereiro appeared first on Prefeitura de Marabá .
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de indivíduo por direção perigosa e dirigir sob efeito de álcool
Sergipe PGE-SE registra 200 atendimentos no Refis 2025 e impulsiona regularização de impostos
Sergipe Governo lança consulta pública virtual para discutir Parceria Público-Privada no Hospital do Câncer de Sergipe
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende segundo suspeito ligado ao entreposto de drogas e cumpre mandados em Fátima do Sul
Bahia Estudantes do semiárido baiano criam estufa agrícola automatizada
UEPG Núcleo de Prática Jurídica da UEPG sedia último Café com Parentalidade Positiva do ano
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende apontado por de violência doméstica, incêndio criminoso e tentativa de homicídio em aldeia indígena
São Paulo Real Marli vence Vila Nova Maluf e conquista a Copa das Comunidades
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em seis regiões do estado de SP Mín. 19° Máx. 34°





