

A Prefeitura de Dourados encerrou a programação da Campanha Novembro Azul com ações nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos de Macaúba e Vila Formosa, na zona rural do município. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha teve como foco o cuidado integral com a saúde do homem e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma grave doença que tem elevado índice de cura quando diagnosticada na fase inicial.
As ações nas UBSs dos dois distritos foram realizadas sob orientação do coordenador da UBS de Vila Formosa, Edison Martins Flores, que também está respondendo pela coordenação da UBS de Macaúba. “Nas duas unidades foram proferidas palestras preventivas, realizadas aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia e pedido de exames PSA, que contribui com a prevenção”, explica Edison Flores. “Também levamos orientação sobre o câncer de próstata, orientação sobre câncer de boca e fizemos sorteios de brinde, além de fornecimento de lanches para o público”, completa.
O coordenador destacou a participação maciça da população masculina, bem como das famílias que residem nos dois distritos nas ações do Novembro Azul. “Nossas equipes reforçaram os convites aos moradores e a maioria atendeu o chamamento, participando ativamente da programação, interagindo com as palestras e recebendo orientações diversas sobre o cuidado integral com a saúde do homem”, ressalta Edison Flores.
Na Campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou as ações voltadas à prevenção, orientação e diagnóstico precoce das doenças que afetam a saúde do homem. A iniciativa atendeu determinação do prefeito Marçal Filho, que reforçou a importância de incentivar o público masculino a cuidar mais da própria saúde.
Durante todo mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde tiveram uma programação que incluiu palestras sobre saúde do homem, retinopatia diabética, complicações do diabetes, além de exames de imagem e orientações sobre cuidados contínuos. As Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) intensificaram as visitas e atividades educativas em diversos bairros, inclusive nos Distritos, levando informações sobre hábitos saudáveis, importância dos exames de rotina e acompanhamento médico regular.
As unidades de saúde promoveram rodas de conversa, atualização vacinal, testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e orientações sobre alimentação, saúde emocional e prevenção. As ações contaram com equipes multiprofissionais, formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.



São Paulo Renda extra e qualificação: Carreta do Cozinhalimento leva cursos gratuitos de culinária natalina a Paraisópolis
São Paulo Prodesp e Fapesp lançam edital que leva startups a desafios reais do setor público
Habitação Governo Leite entrega 228 casas definitivas pelo Programa A Casa é Sua - Município Resiliência Mín. 19° Máx. 34°





