

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira (1°/12) o resultado final do edital do projeto Artista na Escola . Foram selecionadas 40 iniciativas de cursos e oficinas que serão desenvolvidas em instituições de ensino públicas localizadas em oito cidades do Rio Grande do Sul. Cada projeto contemplado receberá R$ 18.446,40. Esta é uma realização conjunta da Sedac com o Programa RS Seguro COMunidade e conta com investimento total de R$ 750 mil do governo do Estado.
Os proponentes têm agora 10 dias para enviar a documentação, conforme edital do projeto . Após a assinatura dos termos de execução, as ações deverão ocorrer no prazo de três a nove meses. Entre os segmentos artísticos priorizados pelo edital, a literatura se destacou com nove propostas selecionadas, seguida por oito de música, seis de teatro, cinco de artes visuais, cinco de audiovisual, cinco de dança e duas de circo.
As escolas que irão receber as atividades estão localizadas nos municípios de Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão, territórios priorizados pelo RS Seguro COMunidade, política transversal do governo do Estado. As ações serão desenvolvidas em instituições públicas estaduais e municipais de ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, recordou que o projeto se insere nos esforços do Estado para reduzir os índices de criminalidade. "Com este investimento, realizado por meio da Sedac, estamos atuando para promover o desenvolvimento social e o combate à violência. A Cultura atua de forma integrada com outros setores do governo para promover o bem-estar social nas comunidades onde estas escolas estão inseridas", completou.
O projeto
Esta é a segunda edição do projeto Artista na Escola - o certame estreou em 2024 . Elaborado pelo governo do Estado, por meio do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL) da Sedac, o edital tem apoio técnico dos institutos artísticos da secretaria – de Artes Cênicas (Ieacen), de Música (IEM), de Artes Visuais (Ieavi), de Cinema (Ieacen) e do Livro (IEL) – e do Programa RS Seguro COMunidade.
Os projetos inscritos foram analisados, inicialmente, pela Comissão de Habilitação do certame, e os classificados seguiram para a Comissão de Seleção, que os avaliou de acordo com os seguintes critérios: enquadramento e planejamento, concepção artística e educacional, valorização da produção artística regional e nacional, prioridade e qualificação do artista. Foi concedida pontuação extra a projetos que abordaram História e Cultura Afro-Brasileira e/ou Indígena.
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





