

A Secretaria da Justiça do Piauí, por meio da Academia de Polícia Penal, iniciou, nesta segunda-feira (1º), a segunda turma do curso de formação da Polícia Penal. A aula inaugural foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). Durante o evento, o secretário de Justiça, Carlos Augusto, anunciou que o estado deve inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026.
Com 214 alunos matriculados, o curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas ocorrerão no prédio do antigo Instituto Antonino Freire, na zona norte de Teresina. As atividades práticas serão realizadas nas unidades penais da região metropolitana da capital.
A aluna Estefany Carvalho, natural de Pernambuco, destacou a relevância do curso e a excelente reputação da Polícia Penal do Piauí. “Este é um momento único em nossas vidas. Não é todo dia que se conquista a aprovação em um concurso público de nível superior para uma instituição tão respeitada e valorizada como a Polícia Penal do Piauí, que reconhece e prioriza a segurança pública”, afirmou a aluna.

A previsão é que o curso seja concluído em abril de 2026, com nomeação imediata dos aprovados, segundo o secretário de Justiça, Carlos Augusto. Ele destacou os avanços conquistados pela Sejus e pela Polícia Penal, agradecendo o apoio do governador Rafael Fonteles. “Sejam muito bem-vindos à Polícia Penal. Podem ter a certeza de que serão nomeados ao término do curso, pois nosso governador mantém uma agenda firme em defesa da sociedade no estado do Piauí”, ressaltou o secretário.

Novas unidades prisionais em 2026
O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, informou que o estado deve inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026. Entre elas está a nova Cadeia Pública de Altos, que será a maior já construída no Piauí, com 1.193 vagas.
“Nós vamos inaugurar no próximo ano a nova CPA em Altos, com 1.193 vagas, a maior já construída no estado do Piauí; duas CDPs, cadeias de presos provisórios, uma em Altos e outra em Picos, e uma penitenciária feminina de Picos. São quatro unidades novas. Vamos inaugurar três até março e a maior, certamente até dezembro de 2026”, finalizou.
Justiça Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF
Justiça Belo Monte: Dino determina liberação de R$ 19 milhões a indígenas
Amazonas Dia M: Sejusc promove ação no combate e prevenção da importunação sexual em transportes públicos
Piauí Secretaria da Justiça inicia curso de formação para policiais penais aprovados no último concurso
Tocantins Governo do Tocantins recebe doação de 252 livros para a Unidade Penal de Guaraí e fortalece remição de pena por leitura
Amazonas Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente Mín. 20° Máx. 35°





