

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), realizou em Sobral a capacitação “Poluição Sonora e Uso do Sonômetro”, direcionada a servidores estaduais e municipais que atuam em órgãos ambientais. Também estiveram presentes na capacitação a diretora da Semace Sobral, Raquel Gomes, e os gestores ambientais Frank Soares e Leonardo Rodrigues. A formação ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro.
Sobral é o segundo município contemplado. A primeira edição do curso ocorreu em Juazeiro do Norte, e a próxima será promovida em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de dezembro. Participam da iniciativa servidores públicos da área ambiental e profissionais das forças de segurança que atuam em ações de fiscalização.
Durante o curso, os participantes receberam orientações sobre a legislação vigente e as normas que tratam da poluição sonora, além de instruções práticas sobre o uso dos instrumentos de medição de ruído. O conteúdo inclui ainda os procedimentos previstos na NBR 10151/2019, que estabelece critérios para a medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas.
Para o fiscal ambiental da Semace e responsável pela capacitação, Isael Gomes, a iniciativa fortalece a atuação do poder público no combate ao problema. Ele destaca que a poluição sonora deve ser tratada com a mesma seriedade que os demais tipos de poluição. Ao qualificar servidores que atuam na fiscalização, a Semace contribui para ampliar a capacidade técnica do Estado e dos municípios, promovendo ações mais eficazes e reduzindo os impactos do ruído excessivo na saúde e na qualidade de vida da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é a segunda maior causa ambiental de redução da expectativa de vida em grandes centros urbanos, atrás apenas da poluição do ar. A temática, portanto, tem ganhado destaque nas políticas públicas voltadas à saúde e ao meio ambiente.
Piauí Ação da Semarh confirma desmatamento ilegal no Recanto das Palmeiras em Teresina
Piauí Piauí avança na construção coletiva do Plano Estadual de Combate à Desertificação
Piauí Piauí avança na gestão ambiental com aprovação de quatro novos planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais
Meio Ambiente Cartilha e Atlas do Cocó são tema de artigo científico em novo livro de educação ambiental
Meio Ambiente IMA apresenta experiência do Programa Penso, Logo Destino em evento nacional sobre Economia Circular
Piauí PRO Verde 2025 consolida maior expansão já registrada e supera soma dos dois últimos anos Mín. 20° Máx. 35°





