

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), apresentou nesta terça-feira (2/12), no foyer do Multipalco Eva Sopher,o planejamento da nova fase da Fundação Teatro São Pedro (FTSP). Na coletiva de imprensa, que reuniu jornalistas e representantes do setor cultural, foram detalhadas as primeiras informações sobre a programação artística do complexo Multipalco para 2026 e anunciado o financiamento inédito do Plano Anual de Atividades da instituição com patrocínio por meio da Lei Rouanet.
O secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, reforçou que “de forma alguma as atividades do Multipalco serão interrompidas” e que o grupo de trabalho integrado pela Sedac, Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Casa Civil segue trabalhando para articular soluções para a Fundação. “É um compromisso! A cultura sempre teve e continuará tendo todo o apoio do governo do Estado em suas políticas públicas. Estamos completando R$ 200 milhões investidos no fomento cultural em 2025 [através doFundo de Apoio à Cultura (FAC), Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)], uma demonstração da efetividade desse compromisso”, afirmou.

O secretário-adjunto da Cultura e presidente interino da FTSP, Fabiam Thomas, destacou que a primeira semana à frente da instituição foi marcada por ações estratégicas para assegurar a continuidade das atividades e consolidar o programa de espetáculos para 2026. Segundo Thomas, os 25 contratos de obras e prestação de serviços vigentes serão mantidos, garantindo o funcionamento da instituição nos moldes atuais no primeiro trimestre do ano. “Estamos assegurando a manutenção da programação para 2026, resolvendo questões pontuais de pessoal e buscamos construir um caminho para manter e ampliar o nível de excelência deste equipamento cultural”, afirmou.
O secretário-adjunto destacou ainda a atuação da equipe técnica do complexo, formada por 67 servidores, lembrando o legado deixado pelo ex-presidente Antônio Hohlfeldt. “Uma equipe extremamente técnica, comprometida e dedicada à cultura, que trabalha com afinco para manter esse espaço cada vez mais qualificado para atender ao público e aos artistas que ocupam nossos palcos”, elogiou.

Plano Anual de Atividades
O presidente interino da FTSP também anunciou uma parceria inédita para o financiamento do Plano Anual de Atividades da Fundação. Com articulação junto à Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), um projeto de patrocínio por meio da Lei Rouanet vai ser detalhado em 14 de março. De acordo com Thomas, o plano é focado no fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas, no fomento a apresentações artísticas e na promoção de ações educativas.
A diretora artística do Multipalco, Gabriela Munhoz, detalhou a curadoria do espaço e apresentou os 34 espetáculos com 53 sessões previstas para o primeiro trimestre de 2026, com estreia já em oito de janeiro. Entre atrações nacionais, regionais e locais, o programa prevê manifestações artísticas como circo, teatro e dança. Ela informou ainda que o complexo integra a programação do Porto Verão Alegre, um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do Brasil, realizado nos meses de janeiro e fevereiro em 19 espaços culturais da capital.

Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac
Edição: Secom
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





