

Foto: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) marcou presença, nesta terça-feira, 2, no evento Economia Circular no Setor de Resíduos, realizado no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da CETESB, em São Paulo. O encontro reuniu representantes dos setores público e privado de diversas regiões do país para discutir estratégias, políticas públicas e iniciativas que fortalecem a economia circular no Brasil.
O IMA foi representado pelo diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental, Diego Hemkemeier Silva e pelo coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Nilo Vianna Teixeira. A instituição participou em um dos painéis temáticos do evento, contribuindo com a visão catarinense sobre gestão ambiental, inovação e boas práticas na área de resíduos.
Durante a apresentação, o diretor destacou a experiência consolidada do Programa Penso, Logo Destino (PLD), iniciativa que atua na mudança de hábitos, na redução da geração de resíduos e no incentivo à destinação ambientalmente adequada em municípios de Santa Catarina. Foram abordadas as ações de sensibilização, mobilização social e integração entre poder público, sociedade civil e setor produtivo, que têm se mostrado fundamentais para fortalecer a economia circular no estado.
Também foram apresentados avanços obtidos pelo PLD, incluindo iniciativas educativas, melhorias na gestão municipal, estímulo ao reaproveitamento de materiais e fortalecimento de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. A participação reforçou a importância de programas estruturados e contínuos como instrumentos estratégicos para transformar realidades locais e apoiar a transição para modelos de produção e consumo mais responsáveis.
O evento contou ainda com debates sobre o Plano Nacional de Economia Circular, experiências de outros estados, desafios regulatórios e oportunidades de colaboração entre diferentes instituições. A iniciativa foi promovida pela ABREMA, ABEMA e CETESB, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo.
Assista os painéis apresentados no evento neste link
Sobre o PLD
O PLD, que foi criado em 2019 e hoje conta com a adesão de 287 municípios de todas as regiões de Santa Catarina, o que representa mais de 97% das cidades do Estado e beneficia diretamente mais de 6 milhões de pessoas. A iniciativa promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, fortalece a logística reversa e estimula a consciência sobre consumo responsável, reciclagem, reutilização e redução da geração de resíduos urbanos.
Saiba mais sobre o programa AQUI
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





