

Duas importantes produções do Projeto RestauraCocó integram agora o livro digital Educação Ambiental Aplicada ao Planejamento Local, recém-publicado pela Editora In Vivo. O artigo analisa a Cartilha “O Cocó é Nosso” e o Atlas Estadual do Parque do Cocó, ambos desenvolvidos para ações educativas em escolas do entorno do Parque Estadual do Cocó.
Voltados para despertar a conscientização ambiental e o sentimento de pertencimento ao território, os materiais foram concebidos especialmente para estudantes do Ensino Fundamental.
“O material foi desenvolvido a partir da parceria entre pesquisadores e estudantes. Se fundamentou nos resultados das pesquisas de campo e nas entrevistas com diferentes agentes envolvidos com o PEC.A ideia central é produzir material interativo e de fácil acesso, principalmente às crianças que estudam nas escolas próximas ao Parque Estadual do Cocó”, explica o coordenador do programa CientistaChefe SEMA/FUNCAP, Prof. Dr. Luis Ernesto.

A cartilha utiliza linguagem simples e recursos lúdicos,como jogos e conteúdos interativos, para apoiar oficinas educativas. O conteúdo aborda a importância ambiental, cultural e social do Parque do Cocó, considerado uma das maiores áreas verdes urbanas do país, além de ser o parque estadual mais visitado do Ceará e refúgio natural de diversas espécies da fauna e flora.

O material também apresenta as comunidades tradicionais que vivem no entorno, como pescadores e catadores de caranguejo, e alerta para os principais problemas ambientais observados na área: descarte irregular de lixo, abandono de animais e queimadas. Os estudantes são incentivados a propor ações de preservação e proteção do Parque.
Já o Atlas Estadual do Parque do Cocó reúne informações cartográficas que permitem aos alunos conhecer melhor a fauna, a flora, o rio Cocó e as principais intervenções urbanas existentes no entorno da Unidade de Conservação, como escolas, moradias e equipamentos públicos.

O Projeto RestauraCocó é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (Sema/Funcap). O objetivo é promover a recuperação ambiental e ampliar a resiliência ecossistêmica do Parque Estadual do Cocó.
Acesse os materiais
Piauí Ação da Semarh confirma desmatamento ilegal no Recanto das Palmeiras em Teresina
Piauí Piauí avança na construção coletiva do Plano Estadual de Combate à Desertificação
Piauí Piauí avança na gestão ambiental com aprovação de quatro novos planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais
Meio Ambiente IMA apresenta experiência do Programa Penso, Logo Destino em evento nacional sobre Economia Circular
Piauí PRO Verde 2025 consolida maior expansão já registrada e supera soma dos dois últimos anos
Meio Ambiente Alunos de escola estadual viram cientistas mirins no combate ao mosquito da dengue Mín. 20° Máx. 35°





