

Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Yangzhou. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participa, entre os dias 7 e 12 de dezembro, de uma missão institucional à China, representada pelo reitor, José Fernando Fragalli, e pela secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Júlia Vieira Rodrigues.
A agenda inclui a participação na conferência inaugural do Canal-city University Cooperation Mechanism (CUCM), realizada pela Yangzhou University entre 7 e 10 de dezembro, na cidade de Yangzhou.
A Udesc foi convidada a compor o grupo fundador do CUCM, uma aliança internacional que reúne universidades de cidades históricas conectadas por sistemas de canais, com foco em cooperação acadêmica, pesquisa científica, intercâmbio cultural e inovação.
Neste ano, a conferência terá como tema “AI unindo eras, navegando juntos: inovação educacional e diálogo civilizacional entre cidades globais de canais”, reunindo especialistas para discutir transformações educacionais impulsionadas pela inteligência artificial e fortalecer parcerias entre instituições de diferentes países.
Júlia Rodrigues comenta que a participação da Udesc como membro fundador está diretamente ligada à presença da universidade em Laguna, por meio do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres).
“O município é reconhecido como uma cidade canal por integrar o Complexo Lagunar da região, um dos maiores do país, cuja relevância abrange gestão de recursos hídricos, pesca e aquicultura, turismo, conservação ambiental e planejamento regional sustentável. Esse conjunto de características demonstra a importância estratégica de Laguna como cidade conectada a sistemas aquáticos, alinhando-se ao escopo internacional do CUCM”, afirma a secretária de Cooperação Internacional.
Para o reitor José Fragalli, a integração ao grupo internacional reforça o compromisso da Udesc com a internacionalização, a inovação educacional e a construção de redes globais de conhecimento voltadas ao desenvolvimento sustentável de regiões interligadas por canais e sistemas lagunares.
Após a conferência, a comitiva da Udesc cumprirá agenda oficial na Yangzhou University nos dias 11 e 12 de dezembro, com reuniões voltadas ao aprofundamento da cooperação bilateral, à ampliação das áreas de colaboração previstas no acordo já existente e ao fortalecimento dessa parceria da Udesc na China.
“Essa agenda representa um passo significativo no processo de internacionalização da universidade, ampliando redes de diálogo, inovação e colaboração acadêmica de impacto global”, complementa a secretária Júlia Rodrigues.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006
Educação Documentário de empreendedorismo feminino em favelas estreia na Casa Laura Alvim
Educação Estudantes da rede estadual representam Minas Gerais na etapa nacional de educação sustentável em Belém
Educação Trilha Formativa do Passaporte Mineiro do Conhecimento promove atividades com foco em educação intercultural e cidadania global
Piauí Calendário Afro-Indígena desenvolvido por estudantes da Uespi de Piripiri valoriza memórias e identidades do Piauí
Marabá - PA Gestão: Parceria entre Prefeitura e Instituições fortalece atendimento a população de Marabá
Piauí Alunos de Jornalismo desenvolvem podcast e ampliam produção acadêmica na Uespi de Picos
Educação Paraná adota Método de Stanford para fortalecer ensino de Matemática em 2026
Educação Estado divulga Calendário Escolar 2026 e confirma adoção do modelo trimestral após consulta à rede de ensino
Educação Governo de SC incentiva esporte escolar com 128 novos ginásios e quadras em escolas estaduais Mín. 20° Máx. 35°





