

O Instituto Aupaba convida para a exibição do documentário “Mulheres que Regeneram Territórios”, que integra o Projeto “Jornada Inovadora do Turismo”, do Instituto Aupaba em parceria com o Airbnb.
A exibição gratuita, que conta com o apoio institucional da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), acontece nos três sábados de dezembro, sempre às 15h: dias 6, 13 e 20 de dezembro. Basta inscrever-se pelo e-mail presidencia@institutoaupaba.org, com nome completo, além de telefone ou celular.
O filme, dirigido pelo videomaker francês Florian Tomasini (Tomasini Productions), apresenta histórias inspiradoras de mulheres que protagonizam processos de transformação e regeneração em suas comunidades. A obra aborda temas como educação, empreendedorismo, cultura, sustentabilidade e identidade territorial, evidenciando o papel fundamental das mulheres na regeneração social, cultural e econômica das favelas cariocas.
Reconhecido internacionalmente por seu pioneirismo em design regenerativo, o Instituto Aupaba foi agraciado em 2025 com o “World Tourism Awards”, em Bruxelas, na categoria “Reconhecimentos Especiais”, como Melhor Projeto de Turismo Regenerativo.
Para a presidente do Instituto Aupaba, Luciana De Lamare, o documentário pretende tocar e trazer ao debate público a questão do empreendedorismo feminino nas favelas e sensibilizar gestores para que políticas públicas possam reconhecer e apoiar esse segmento importante da economia carioca.
“É inspirador ver, por meio de iniciativas como este documentário, o poder transformador do empreendedorismo para a regeneração de territórios e comunidades. Apoiar projetos que ampliam vozes, promovem inclusão e estimulam o desenvolvimento local reflete o compromisso do Airbnb em fortalecer as regiões onde está presente e colaborar para um futuro mais sustentável e diverso”, afirma Carla Comarella, líder de Relações Institucionais do Airbnb.
Documentário será lançado para autoridades e imprensa dia 02/12
O lançamento inédito do documentário aconteceu no dia 2 de dezembro, terça-feira, às 15h, e contou com a presença de autoridades, artistas, influenciadores e jornalistas.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 5 milhões de anfitriões que já receberam mais de 2 bilhões de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências que possibilitam que os viajantes conheçam outras comunidades.
Serviço:
Exibição do documentário “Mulheres que Regeneram Territórios”
Dias 6, 13 e 20 de dezembro, na Casa Laura Alvim, sempre às 15h.
Inscrições pelo e-mail presidencia@institutoaupaba.org, com nome completo, além de telefone ou celular.
Para conferir o teaser, basta clicar aqui.
Educação Estudantes da rede estadual representam Minas Gerais na etapa nacional de educação sustentável em Belém
Educação Trilha Formativa do Passaporte Mineiro do Conhecimento promove atividades com foco em educação intercultural e cidadania global
Piauí Calendário Afro-Indígena desenvolvido por estudantes da Uespi de Piripiri valoriza memórias e identidades do Piauí
Marabá - PA Gestão: Parceria entre Prefeitura e Instituições fortalece atendimento a população de Marabá
Piauí Alunos de Jornalismo desenvolvem podcast e ampliam produção acadêmica na Uespi de Picos
Educação Paraná adota Método de Stanford para fortalecer ensino de Matemática em 2026
Educação Estado divulga Calendário Escolar 2026 e confirma adoção do modelo trimestral após consulta à rede de ensino
Educação Governo de SC incentiva esporte escolar com 128 novos ginásios e quadras em escolas estaduais
Educação Segundo período de matrículas de estudantes na rede estadual de ensino de SC começa nesta quarta-feira Mín. 20° Máx. 35°





