

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta quarta-feira, 4 de dezembro, das 8h às 12h, no auditório do Senai (Novo Horizonte), o I Fórum Comunitário do Selo Unicef. O encontro é uma das etapas obrigatórias assumidas pelo município ao aderir à edição 2021–2024 do Selo, reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância aos municípios que avançam na garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Este Fórum tem como objetivo validar o diagnóstico da situação da infância e adolescência no município e aprovar o Plano Municipal de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, construído de forma intersetorial entre assistência social, educação e saúde.
Segundo Alda Martins, gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Seaspac, o evento marca um momento estratégico.
“O município assumiu o compromisso de priorizar a pauta da infância, ampliar o orçamento, melhorar indicadores e fortalecer o protagonismo juvenil. O fórum garante o espaço de escuta previsto no ECA e permite que crianças e adolescentes avaliem os serviços que recebem e apresentem propostas “, destaca.
As escolas da rede municipal, adolescentes atendidos pelos CRAS, organizações parceiras e projetos sociais participaram previamente do levantamento de sugestões enviadas à Comissão Intersetorial do Selo Unicef, grupo responsável por organizar as ações com base nos indicadores apresentados pelo UNICEF, como vacinação, evasão escolar, atendimento socioassistencial e outros critérios de impacto direto na infância.


Entre as novidades desta edição está a inclusão da temática “Empoderamento de Meninas e Igualdade de Gênero”, que gerou propostas como mentorias com mulheres inspiradoras e ações que ampliam a participação de meninas em iniciativas sociais e educacionais.
Para Alda, o Fórum também simboliza uma inversão necessária: “Desta vez, quem ocupa o centro são eles: os adolescentes. Serão eles que vão apresentar o que construíram nas escolas, os projetos, mostrando que essa política é viva e tem voz própria”.
A educação teve papel decisivo na última conquista do Selo Unicef por Marabá. A coordenadora do Censo Escolar, Lindalva Martins, destaca que o município avançou em todos os indicadores educacionais medidos nacionalmente: “Reduzimos evasão, reprovação e distorção idade–série, fortalecemos a Busca Ativa Escolar e ampliamos a conectividade e o saneamento nas escolas. Hoje, mais de 49 mil alunos estão matriculados, e muitos foram resgatados graças à política estruturada de busca ativa”.
Em 2023, apenas 963 municípios brasileiros, entre 5.570, conquistaram o Selo Unicef. No Pará, somente 29 receberam o reconhecimento, e Marabá está entre eles.
Este encontro também representa o primeiro grande encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que reúne jovens protagonistas de diversas escolas para apresentar propostas e perspectivas de ações voltadas à juventude no município.
A gestão municipal, com participação ativa da primeira-dama Lanuzia Lobo, reforça que o Selo Unicef é uma prioridade. O compromisso é seguir ampliando políticas públicas que garantam desenvolvimento integral, proteção e oportunidades para crianças e adolescentes de Marabá.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio
The post Seaspac/Semed: Marabá sedia I Fórum Comunitário do Selo Unicef appeared first on Prefeitura de Marabá .
Caruaru - PE Caruaru mais verde: prefeitura reforça a arborização com novos plantios
Piauí Mobilidade e segurança: DER-PI amplia investimentos em travessias urbanas dos municípios piauienses
Tocantins Com participação estratégica, Tocantins é destaque na 83ª Reunião Ordinária do Conaprev
Sergipe Seasic realiza 2º Encontro dos Municípios Prioritários do Programa Bolsa Família 2025
PM - MS Polícia Militar e Prefeitura marca conclusão do PROERD Kids em Sonora
Bahia Mais de 300 bibliotecas municipais da Bahia receberão obras infantis por meio do Programa Nacional do Livro e do Material…
Dourados - MS Projeto “É Por Você que Canto” reune vozes e coral emociona comunidade douradense
Mato Grosso do Sul Revisão tarifária da Sanesul é concluída com aplicação escalonada, critérios de eficiência e ampliação da tarifa social
Sergipe Governo de Sergipe promove seminário com foco nos desafios e potenciais econômicos do estado Mín. 20° Máx. 35°





