

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) fortalece o combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes por meio dos programas Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto, ambos propostos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O programa Elos – Construindo Coletivos é voltado para alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental, anos iniciais. Já o #TamoJunto é realizando com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, anos finais.
Nesta segunda-feira, 1º, foi realizado um encontro com pais e responsáveis do programa Elos na Escola Anita Garibaldi, localizada no bairro Quinze, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Já na terça, 2, o encontro foi na Escola José Chalub Leite, no bairro Areal.

Já na próxima sexta-feira, 5, a equipe do programa #Tamojunto se reúne com pais e responsáveis pelos alunos da Escola Carlos Vasconcelos, também no bairro Quinze. “Esses programas têm como finalidade proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes nas comunidades”, explica Hélio Guedes, do Centro de Formação dos Servidores da SEE.
Esses programas estão sendo implementados em dez escolas da capital. O #Tamojunto é composto por 12 aulas inseridas no currículo escolar e tem três oficinas direcionadas às pessoas responsáveis pelos estudantes e também à comunidade em geral.

Já o programa Elos – Construindo Coletivos é uma atividade lúdica focada no desenvolvimento de habilidades sociais e que propõe interações harmônicas e cooperativas entre os estudantes e entre os estudantes e professores, além de promover relações de respeito e afeto entre as crianças.
“Trata-se de duas metodologias propostas pela Senad, em parceria com Estados e Municípios, para trabalhar a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e a prevenção da infância e da adolescência”, informa Hélio Guedes.
Psicóloga da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) da SEE, Sirlene Cavalcante relata que os encontros do Programa Elos – Construindo Coletivos servem sobretudo para fortalecer a cooperação e os vínculos familiares: “Verificamos que os pais precisam se aproximar mais das escolas”.
Os encontros nas escolas Anita Garibaldi e José Chalub Leite são o terceiro realizado, com o tema da cooperação e do fortalecimento de vínculos familiares, e têm a duração de 50 minutos. Simultaneamente, são realizadas atividades lúdicas com os alunos.

“Depois, há um encontro coletivo, para que se possa fazer reflexões com os pais e juntos fortalecer as relações parentais, em que os pais experimentam na prática esse fortalecimento familiar com as crianças, por meio do respeito, da cooperação e das emoções”, conta.
Segundo Sirlene, as dez unidades escolares onde foram realizados os encontros do programa eram de Rio Branco, mas no ano que vem a meta é chegar também às escolas do interior.
Para a coordenadora pedagógica da José Chalub Leite, Francisca Dantas, o encontro Elos – Construindo Coletivos tem sido fundamental para que os alunos aprendam a respeitar as regras, seja na família, seja em sala de aula.
“Estou muito feliz com esse projeto aqui na escola, que nasceu de dois carros-chefes, que são educação e saúde. Houve formação para os professores, para os coordenadores e isso tem sido um grande diferencial, porque a nossa escola precisa muito dessa parceria”, disse.

O programa, ainda segundo a coordenadora, ajuda os alunos a obedecerem professores e pequenas regras. “Então, eles vão para a sociedade e vão saber que, em qualquer lugar, irão precisar obedecer, aprender as regras de convivência, e isso combina com uma das nossas disciplinas que é o protagonismo”, explica.
Em relação aos resultados do programa, Francisca destaca o fato de serem de longo prazo: “Mas já é possível observar efeitos em sala de aula, de alunos com os colegas e também na hora do almoço. Eles ficam mais atentos às regras da escola e isso ajuda muito”, frisou.
Rosiane Leite é mãe do estudante Pedro Henrique da Silva, do 4º ano do ensino fundamental, anos iniciais. Segundo a genitora, o filho “tem melhorado bastante”.
E complementa: “Muitas vezes, são coisas tão simples que a gente não para um pouco para dar atenção para o nosso filho por conta de uma correria bastante cansativa e tudo são detalhes, são coisas simples e que fazem toda a diferença na vida dos nossos filhos”.

Rosiane avalia positivamente os encontros. “Tem sido maravilhoso, e isso é muito importante na vida dos nossos filhos. Realmente melhorou muito a nossa aproximação; meu filho até falou ‘mãe como a senhora está diferente, está parando para me ouvir’”, contou.
Já Pedro Henrique diz que, a partir dos encontros, tem se sentido uma pessoa diferente: “A gente melhora tanto dentro da sala de aula como fora; sinto que estou melhorando o meu comportamento”.
The post Educação do Acre fortalece combate ao uso de drogas com programas Elos e #Tamojunto appeared first on Noticias do Acre .
DOF - MS DOF prende homem com quase 500 canetas emagrecedoras que seguiam para Campo Grande
Caruaru - PE Caruaru é destaque em encontro do Selo UNICEF em Cachoeirinha
Bahia Bahia recebe mais de 44 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório nesta quarta-feira (3)
Acre Polícia Civil do Acre participa do Encontro Nacional de Chefes de Organismo de Inteligência de Segurança Pública
Sergipe Governo de Sergipe avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Administração Governador Ratinho Junior convida Coral de Piraí do Sul para o Verão Maior Paraná após apresentação no Palácio Iguaçu Mín. 20° Máx. 35°





