

Reconhecer e valorizar práticas inovadoras desenvolvidas por servidores públicos ao longo do ano de 2025. Este é o objetivo do Prêmio Inova GP, realizado pelo Governo do Estado e que teve cerimônia de entrega e homenagens realizada nesta quarta-feira (3), no auditório Norte das Águas, no Convento das Mercês, Centro Histórico de São Luís.
A ação teve a participação de representantes de secretarias de Estado, órgãos, autarquias e fundações. Entre estas estava a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), que recebeu menção honrosa na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso, com o projeto de criação do Núcleo de Práticas Restaurativas.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o reconhecimento ajuda a fortalecer as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na Fundação para aprimorar a Socioeducação no Maranhão. “Em todo projeto que executamos, buscamos tornar ainda mais eficiente o atendimento socioeducativo que desenvolvemos e o Núcleo de Práticas Restaurativas tem sido fundamental neste processo”, afirmou.
Sorimar Sabóia explicou que, por meio do Núcleo de Práticas Restaurativas, criado em 2024, vem sendo realizados projetos que fazem uso da metodologia das práticas restaurativas para iniciativas como, promover ações de reconhecimento e valorização dos servidores e servidoras; promover ações de escuta e fortalecimento de vínculos para prevenir ou gerenciar situações de conflito entre servidores e/ou entre estes e socioeducandos; entre outras. “É uma ferramenta que auxilia no aprimoramento de nossas rotinas e que tem trazido resultados positivos em todos os âmbitos da Fundação”, acrescentou.
Premiação
Criado na gestão do governador Carlos Brandão, o Inova GP já se consolidou como uma das principais vitrines da inovação pública no estado. A ação é coordenada pela Fundação Escola de Governo do Maranhão (Egma), com apoio estratégico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e, nesta edição, também da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
Este ano, foram 111 inscritos de 31 órgãos, nas áreas de gestão, tecnologia, atendimento ao cidadão, sustentabilidade, planejamento e políticas públicas. Destes, 55 trabalhos selecionados para o Prêmio.
Marabá - PA FCCM: Luiz Gabriel, aluno da Casa da Cultura, a voz que viralizou nas redes sociais e encantou o mundo
Legislativo - MS Deputado estadual Junior Mochi solicita reforço de policiamento no Parque dos Poderes
Governo FAPEMA é homenageada em premiação da Escola de Governo pelo apoio à ciência e à inovação
Acre Feirão do Emprego vai oferecer mais de mil vagas e serviços essenciais
Bahia Estudantes da rede estadual de Salvador participam de experiência imersiva sobre prevenção de gravidez na adolescência
PM - MS Polícia Militar lança Operação Boas Festas 2025 com reforço na segurança em toda a Região Norte e no Estado Mín. 20° Máx. 35°





