

Encontro no Rio de Janeiro reuniu 14 estados para avançar na implementação das políticas públicas de educação ambiental até 2030

FOTO: Divulgação/Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou, na quarta (03/12) e quinta-feira (04/12), do Encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O evento, na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas-RJ), reuniu representantes de 14 estados para discutir diretrizes e estratégias relacionadas à educação ambiental.
O Amazonas esteve presente por meio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea-AM), responsável pela gestão da Política Estadual de Educação Ambiental em articulação com a Sema e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A delegação estadual apresentou iniciativas em andamento, como o Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) e as ações de monitoramento e soltura de quelônios nas Unidades de Conservação, incluindo experiências no Mosaico do Apuí, apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).


“Esses encontros fortalecem o diálogo entre os estados e ampliam nossa capacidade de estruturar ações articuladas. Compartilhar experiências e alinhar estratégias nacionais ajuda a aprimorar iniciativas que alcançam escolas, comunidades e unidades de conservação”, afirmou a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc) da Sema e ponto focal de Educação Ambiental na pasta, Edilene Neri.
Conteúdo
A programação do encontro incluiu debates sobre o andamento dos planos e programas de educação ambiental nos estados, a definição do calendário de reuniões para 2026 e uma roda de conversa dedicada ao planejamento estratégico do próximo ano. Também foram discutidos os critérios para a realização do próximo encontro presencial.


A Abema deverá apoiar, até 2030, os 26 estados e o Distrito Federal na estruturação de suas Políticas Públicas de Educação Ambiental, além de oferecer suporte específico, até 2028, para os estados que já possuem leis e programas instituídos.
No Amazonas, a Política Estadual de Educação Ambiental foi criada pela Lei nº 3.222/2008, e regulamentada pelo Decreto nº 32.555/2012. O texto, atualmente, passa por processo de revisão conduzido pelos membros da Ciea-AM, etapa que precede a atualização do Programa Estadual de Educação Ambiental, já em elaboração.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





