

O Centro Cocais, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realizou uma feira educacional sobre projetos de vida e educação financeira. O evento ocorreu nesta sexta-feira (5), no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, localizado na Praça Pedro II. No local, 21 estudantes apresentaram experiências desenvolvidas ao longo do Projeto Empreender, Educação Financeira e Cidadania, executado pela instituição.
A feira contou com empreendimentos da agricultura familiar criados por jovens, estimulando seu protagonismo e o desenvolvimento de conhecimentos voltados para a vida financeira. Participaram estudantes de escolas dos municípios de Piracuruca, Batalha, Esperantina, Queimada Nova e São João do Arraial.
A chefe de gabinete da SAF, Josineide Costa, destacou que o evento é uma oportunidade para que os jovens do campo apresentem seus trabalhos. “O Centro Cocais é um grande parceiro da SAF, mais uma vez trazendo esses jovens incríveis, expondo projetos voltados para a agricultura familiar, desde mel, ovos caipira até aves. Isso incentiva a ideia de que o campo é um ótimo lugar para viver. O apoio da SAF vem justamente para fortalecer esses laços, ajudando os jovens a transformarem seus empreendimentos em fonte de renda para suas famílias. É um incentivo à nova geração, algo muito positivo para nós”, afirmou a servidora.

O coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, ressaltou que a parceria com a SAF tem sido importante para fortalecer o empreendedorismo dos jovens. “Estamos realizando esta feira em parceria com o Governo do Estado, por meio da SAF e da Seduc. Os jovens organizaram seus empreendimentos ao longo do ano, e, junto a suas famílias, estão recebendo apoio para desenvolver essas atividades. A parceria com a SAF é estratégica, não apenas no projeto de educação financeira para jovens, mas também na agricultura familiar, com outras iniciativas que o Centro Cocais desenvolve. Esta feira é resultado da soma dessas parcerias que construímos ao longo do tempo”, explicou o representante.

João Henrique, do município de São João do Arraial, compartilhou a experiência de expor seu projeto durante o evento. “Eu trouxe ovos da raça Isa Brown. Meu empreendimento se chama J.H Ovos. O projeto é muito bom, a gente calcula tudo o que vai gastar com o produto para definir o preço correto. É uma atividade que contribui muito para os jovens e empreendedores da minha região”, contou o participante.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





