

O Cadastur, cadastro oficial do Ministério do Turismo para registro de profissionais e empresas do setor, vem ganhando destaque no Piauí. Atualmente, o estado possui ativos 159 guias de turismo regularizados e 1.358 empresas com Microempreendedor Individual (MEI) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A ação garante segurança ao turista, fortalece a formalização e amplia o acesso dos prestadores a capacitações e linhas de crédito específicas, como o Fundo Geral do Turismo.
O cadastro é obrigatório para atividades como meios de hospedagem, agências, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias de turismo. Com as ampliações recentes, produtores rurais, agricultores familiares e taxistas também passaram a integrar o sistema, ampliando a representatividade do setor. Em todo o país, mais de 700 associações já foram incluídas.
No Piauí, o Cadastur é critério essencial para diversas políticas da Secretaria do Turismo (Setur), influenciando diretamente no Mapa do Turismo, no Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo (Sietur), no Calendário de Eventos, no aplicativo Turismo PI, além de acesso a recursos federais e patrocínios.
Para a coordenadora do Cadastur no Piauí, Romilla Freitas, manter o cadastro regular é um diferencial competitivo que fortalece todo o setor. “O Cadastur é uma ferramenta que profissionaliza o setor e organiza o mercado. Quando o prestador mantém o cadastro atualizado, transmite confiança, amplia sua visibilidade e se habilita a participar de projetos, editais e oportunidades que movimentam a economia do turismo. Quanto mais profissionais e empresas formalizadas, mais estruturado e competitivo se torna o destino Piauí”, frisa a técnica.

O Cadastur também transforma o trabalho de quem está na linha de frente, acolhendo visitantes e promovendo os atrativos do estado. A guia de turismo Adriana Rocha, que atua no litoral piauiense, destaca que a regularização fortalece a credibilidade e amplia caminhos profissionais. “O Cadastur garante segurança e profissionalismo, tanto para o turista quanto para nós, guias. Ele amplia a visibilidade do nosso trabalho, abre portas para novas oportunidades de negócios, participação em eventos, feiras e ações que valorizam a profissão. Estar regularizado é essencial para crescer no setor, por isso, mantenha seu cadastro sempre ativo e atualizado”, reforçou a profissional.

Como se cadastrar
O cadastro é gratuito, feito totalmente online e realizado pelo próprio prestador no endereço: cadastro.turismo.gov.br .
No Piauí, dúvidas podem ser esclarecidas pela Setur pelo telefone (86) 2222-4050 ou pelos e-mails: cadastur@setur.pi.gov.br e gabinete@setur.pi.gov.br.
Como turista, é possível consultar prestadores e profissionais regularizados e obter outras informações diretamente no próprio site do Cadastur .
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





