

Seguindo medida do Governo Federal, o Piauí está realizando a transição das fichas de hóspedes em papel para plataforma digital do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), nova ferramenta que deve transformar o atendimento em hotéis e pousadas de todo o país.
Com a modernização, a ficha em papel será totalmente substituída até fevereiro de 2026, e os empreendimentos piauienses já precisam se adaptar ao novo formato, que promete mais agilidade e segurança para hóspedes e estabelecimentos.
Para o empresário Eduardo Marques, que dirige duas pousadas no litoral do Piauí, a digitalização representa mais organização para o setor e a ferramenta deve transformar a rotina das recepções. “Essa solução vai agilizar o atendimento porque o hóspede não precisará mais preencher fichas em papel, o que muitas vezes gera filas e demora na recepção. Com tudo digital, teremos um banco de informações muito mais preciso sobre o perfil e o volume de turistas que chegam à nossa região. Isso ajuda o Estado, os municípios e o trade a analisarem períodos de maior fluxo e a planejarem melhor suas ações. É um avanço para a gestão do setor”, avalia o empreendedor.
A ação foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e é operacionalizada por meio da Plataforma FNRH Digital, visando a modernização e padronização no setor.

Como aderir
A FNRH-Digital, além de dispensar o acúmulo de fichas impressas, reduz custos e envia automaticamente os dados ao Ministério do Turismo. Para aderir, o estabelecimento precisa manter o Cadastur atualizado e registrar o CPF do responsável pela ficha no campo “Dados comerciais”.
A integração pode ocorrer de duas formas, sendo via API (programação de aplicativos), para hotéis que usam sistemas de gestão (PMS), permitindo que o envio de dados seja totalmente automático; ou diretamente pelo módulo próprio da FNRH-Digital, indicado para pousadas e pequenos estabelecimentos. Essa segunda opção permite criar reservas, gerenciar pré check-in, check-in e checkout sem precisar de um software adicional, facilitando a rotina de empreendimentos do interior do estado.
Já para o hóspede, será possível preencher seus dados antecipadamente por meio de um link ou QR Code enviado pelo meio de hospedagem apto. O acesso pode ser feito com conta GOV.BR, CPF ou número do passaporte, no caso de estrangeiros. A iniciativa deve reduzir o tempo de espera na recepção e melhorar a experiência de visitantes que chegam ao estado, especialmente nos destinos mais procurados, como a capital Teresina, Serra da Capivara, e o litoral.
Mais informações
Para tirar dúvidas, basta acessar o Manual disponibilizado pelo MTur. O documento apresenta as diretrizes e funcionalidades da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital, o sistema, e ainda reúne orientações necessárias para o correto acesso, abrangendo desde procedimentos de autenticação até a integração com plataformas de gestão.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





