

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), destacou nesse sábado, 5, a relevância do uso de tecnologias avançadas na criação de bovinos para alcançar padrões superiores de qualidade da carne durante o Meat Day. Com o tema “Origem Rastreada, Qualidade Comprovada”, o evento foi realizado na Fazenda Bacaba (Agrojem), em Miranorte, reunindo 550 pessoas entre produtores, técnicos, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas.
O produtor Flávio Corrêa Silva, da Fazenda São Bento, em Miranorte, afirmou que o evento amplia o conhecimento de quem investe em criação com padrão de qualidade. “É um espaço essencial para aprimorar nossas práticas. Já trabalho com Nelore Puro de Origem (P.O) e vendo, anualmente, cerca de 25 tourinhos. A meta é chegar a 60 animais vendidos até 2030, todos criados a pasto e com uso das tecnologias disponíveis. Meu diferencial é oferecer animais com boa genética e preço acessível, atendendo especialmente pequenos produtores da região”, explicou.
Durante a programação, o palestrante Maurício Palma Nogueira apresentou a palestra “Mercado Pecuário: Cenário e Perspectivas”, trazendo um panorama da produção mundial, nacional e estadual. Ele enfatizou o papel das tecnologias no aumento da produtividade. “Entre as principais ferramentas para alcançar carne de alto padrão estão o gerenciamento eficiente, o manejo de pasto, a nutrição adequada e o investimento em genética”, reforçou.
O coordenador de confinamento da Fazenda Bacaba, Hélio Dias Noleto Júnior, explicou que a produção de carne de qualidade exige rigor técnico. “Aqui trabalhamos com animais no sistema de engorda. Em três meses, eles já estão prontos para o abate. A ração inclui silagem de capim, milho moído, casquinha de soja e DDG (grãos secos de destilaria), sempre visando o melhor resultado na qualidade da carne”, detalhou.
A programação contou com palestras sobre genética, manejo, cria, recria e engorda, nutrição, rastreabilidade, exportação, mercado da carne e apresentação de casos de sucesso de produtores que alcançaram padrão elevado de qualidade.
Fazenda Bacaba
A Fazenda Bacaba realiza o abate anual de 140 mil animais em duas unidades produtivas, sendo responsável por 55% do total. A propriedade trabalha com sistema de engorda e possui capacidade estática para 35 mil animais, com 23 mil atualmente em confinamento, distribuídos em 60 hectares. Cerca de 95% da produção é exportada para o mercado chinês, atendendo rigorosamente aos critérios exigidos pelo país.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





