

A vídeo-instalação “Anunciação da Luta”, do fotógrafo e artista visual Maurício Pokemon, será aberta ao público no sábado (13), às 19h, no Campo Arte (Teresina–PI). O projeto foi realizado com a Comunidade Resolvido, zona rural de Campo Maior-PI, e é a continuidade da pesquisa iniciada nos projetos Emergência Popular e Árvore que Arranha, propondo uma imersão sensível e política com outras perspectivas sobre a Batalha do Jenipapo. A entrada é gratuita e segue aberta até final de janeiro de 2026.
“Anunciação da Luta” convida o público a mergulhar em uma história construída a partir de fabulações, escutas comunitárias e memórias vivas. É um projeto contemplado pelo edital nº 01 Torquato Neto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (LPG).
“A participação da comunidade traz à tona essas pessoas, que agora participam ativamente, recontando e anunciando imagens simbólicas através de suas tradições manuais com carnaúba. Os vídeos trazem movimentos de iminência de uma luta que é cotidiana, valiosa, e acontece há gerações em meio a mata dos cocais”, explica Maurício.
A ação traz conteúdos com audiodescrição, acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, garantindo que públicos de pcds possam experienciar a obra em equidade.

Sobre a comunidade
A comunidade Resolvido, localizada em uma área de transição da caatinga e mata dos cocais marcada pela memória da Batalha do Jenipapo, mantém viva uma relação ancestral com a carnaúba. Por gerações, seus moradores colheram o pó e trabalharam a palha, práticas tradicionais que sempre fizeram parte do cotidiano local.
Em 2020, após denúncias de trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva da carnaúba, mulheres da região se organizaram em um projeto — executado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) — que visava transformar esse saber tradicional em renda digna. Hoje, 75 mulheres mantêm vivo o trançado da palha, produzindo peças que unem tradição e geração de renda. A seleção do Curicacas para a Expoartesanías 2024, na Colômbia, mostra como esse saber ancestral continua pulsando forte e movimentando a economia local.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





