

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estão presentes em mais uma edição da Operação Verão Total temporada 2025/2026, que teve início no sábado (13/12), com ato de lançamento na beira-mar de Tramandaí. Durante o verão, órgãos estaduais reforçarão as atividades no litoral e em balneários, com o objetivo de garantir segurança, infraestrutura, informação e serviços públicos aos moradores, veranistas e turistas.
A Sema integrará a programação com atividades de educação ambiental voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais. A Fepam conduzirá o tradicional Projeto Balneabilidade, que desde 1979 monitora a qualidade das águas para banho em todo o Estado, incluindo o Litoral Norte e Sul.
Segundo a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, participar da Operação Verão Total é o compromisso do Estado com a proteção ambiental e com a promoção de comportamentos responsáveis durante a temporada. “A educação ambiental é uma ferramenta essencial para fortalecer a consciência dos veranistas sobre a importância da água, das bacias hidrográficas e da conservação das nossas áreas naturais. Ao aproximar o público das práticas ambientalmente sustentáveis, contribuímos para um litoral mais limpo, seguro e acolhedor para todos”, afirma.
Projeto Balneabilidade
O Projeto Balneabilidade retorna para mais uma temporada com o objetivo de informar a população se um local está próprio ou impróprio para banho. Este ano, o programa conta com 96 pontos monitorados, em 45 municípios — três a mais que no verão anterior: Lagoa Rondinha, em Balneário Pinhal; Parque Náutico, em Capão da Canoa; e Balneário Klérfim Cardoso, em Piratini.
As coletas e análises iniciaram no dia 10 de novembro e o primeiro boletim foi divulgado na sexta-feira (12/12). Os informativos serão disponibilizados no site e nas redes sociais da Fepam, no web aplicativo Balneabilidade e em placas instaladas nos balneários. Os boletins serão divulgados ao longo de 12 semanas, todas as sextas-feiras, até 27 de fevereiro. O monitoramento envolve a Sema e a Fepam, além de instituições parceiras:
O presidente da Fepam, Renato Chagas, destaca a importância do trabalho técnico realizado durante a temporada. “A qualidade da água é um dos principais fatores para garantir um verão seguro para os banhistas. O Projeto Balneabilidade é uma referência nacional e dá ao cidadão informações confiáveis para decidir onde aproveitar a temporada. Monitorar, informar e prevenir riscos ambientais é uma missão essencial da Fepam”, aponta.
Educação Ambiental
As atividades, coordenadas pela Assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema, contarão com jogos, oficinas, palestras, exposições, orientação sobre o descarte correto de resíduos e visitas guiadas a Unidades de Conservação. Também serão realizadas ações relacionadas ao Programa Invasoras e à divulgação do monitoramento da balneabilidade.
Cronograma
De 08 a 11/01/2026 – Torres
De 22 a 25/01/2026 – Atlântida e de 05 a 08/02/2026 – Cidreira
De 19 a 22/02/2026 – Tramandaí
Operação Verão Total
Coordenada pelo governo do Estado, a Operação Verão Total conta com a participação de 39 órgãos estaduais. A iniciativa segue até março de 2026 em praias, balneários, lagoas e áreas de veraneio de todo o Rio Grande do Sul.
Texto: Cassiano de Oliveira Cavalheiro
Edição: Secom
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





