

Foto: Divulgação/Epagri
A Epagri realiza no dia 17 de dezembro, das 8h30min às 13h, a abertura da colheita do maracujá no município de São João do Sul. As edições são itinerantes, cada ano em uma cidade e propriedade diferente. Desta vez, os anfitriões são os donos da Zizo e Filho, na propriedade localizada no bairro Vila São José.
O evento é aberto ao público e não é necessário se inscrever, mas a Epagri solicita confirmação de presença nos escritórios municipais até segunda-feira, 15. São esperados cerca de 200 participantes, que serão recebidos às 8h30min com um café da manhã. Na sequência, será feita a visitação aos expositores, 18 no total.
Às 10h15min será realizada uma palestra sobre o mercado de maracujá com o consultor Hércules José de Oliveira, engenheiro-agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG). O ato oficial de abertura da colheita será às 11h15min, seguido de um almoço.
Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional de maracujá com uma área plantada de dois mil hectares e mais de mil famílias atuando diretamente no cultivo da fruta. A região Sul catarinense concentra 90% da produção, com destaque para os municípios de Sombrio e São João do Sul.

De acordo com Natan da Rosa Porto, extensionista rural do escritório da Epagri em São João do Sul, a previsão do setor é repetir a colheita da safra 2024/2025 , em torno de 55 mil toneladas. “Esperamos uma produção semelhante ao ano passado. Até o momento não houve contratempos climáticos significativos, mas a safra está iniciando e é necessário aguardar que a previsão se concretize”, explica.
Na safra 2023/2024 , a produção foi de 45 mil toneladas, quebra provocada pelo excesso de chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina. A Epagri apoia os produtores por meio de políticas de crédito, desenvolvimento de tecnologias e sistemas de manejo.
Serviço
O quê: Abertura da Colheita de Maracujá
Quando: 17 de dezembro, das 8h30min às 13h00
Onde: Propriedade Zizo e Filho, bairro Vila São José, São João do Sul
Mais informações e entrevistas: Natan da Rosa Porto, extensionista rural do Escritório da Epagri em São João do Sul (48) 3529-0218 ou (48) 99816-2963
Por: Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





