

Um grupo de 14 atletas paralímpicos de Marabá fizeram parte da delegação paraense nas Paralimpíadas Escolares 2025 – Etapa Nacional e trouxeram muitas medalhas. O evento ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, entre os dias 17 e 29 de novembro e foi dividido em duas etapas, sendo a primeira com competições de atletismo e a segunda de natação.
As Paralimpíadas Escolares reuniu mais de 2 mil atletas de 10 a 18 anos de todo o Brasil com modalidades como atletismo, natação, vôlei sentado e bocha, destacando o crescimento do paradesporto de base e a formação de novos talentos, com São Paulo como campeão geral. Somente a delegação paraense trouxe 33 medalhas na natação e seis no atletismo.
Os atletas de Marabá são estudantes da rede municipal de ensino e fazem parte do Projeto Marabá Paralímpico, que funciona em parceria com o Governo do Estado. Eles foram acompanhados da equipe de Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A professora de Educação Física, Luíza Crisóstomo, relata que acompanhou a equipe de Atletismo e o outro professor a equipe de Natação. Segundo ela, os resultados foram muito bons.


“Graças a Deus deu tudo certo. Pelos recordes você já percebe a felicidade que nós estamos de saber que eles estão com a estima elevada pra começar um ano novo com garra mesmo, muita disciplina. Nós treinamos no clube da AABB, no Colégio Arvorada também, na Estação Conhecimento. Essa parceria é durante todo o ano e é lá que a gente treina que faz a coisa andar”, pontua a professora.
Ela destaca o apoio da Semed e do estado, que são primordiais para a participação do grupo nas competições.
“O apoio que a Semed dá é extremamente importante, eles me cedem para trabalhar aqui. A questão da URE também, do Estado, então para você vê como é uma união, não dá para fazer isso sozinho. Se não for com o apoio das escolas, dos locais, dos clubes que cedem para a gente, não dá para fazer isso”, enfatiza.
O professor de Educação Física, Arionaldo Borges, da 4ª Diretoria Regional de Educação (DRE), acompanhou os alunos que foram para a competição de natação. Ele ressalta que essa é uma das competições mais importantes da América Latina.
“Na verdade é a maior da América Latina nesse nível estudantil. O Brasil todo participa. Há bastante tempo que a gente vai, desde 2010. Eu vou e levo os alunos. São 11 anos já nesse trabalho. Às vezes vai uma delegação maior, às vezes vai menor. Mas sempre a gente teve atleta na Seleção Paralímpica”, frisa.
Uma das atletas que trouxe várias medalhas foi Elisa Vitória Lopes Lima, 14 anos, que trouxe cinco medalhas na natação. Ela nada há nove anos e participa de competições desde 2022.


“Foi uma competição maravilhosa, foi o meu quarto ano nas Paralimpíadas Escolares Nacionais e eu me diverti muito. Eu tive bons resultados, tendo quatro medalhas de ouro, uma de prata e um recorde escolar na categoria B, na classe SB2. Eu amo nadar, é minha vida, não tem outra coisa que eu goste mais de fazer. E a competição sempre nos traz muito aprendizado, nos traz mais experiência. A vida é uma escada pra gente, então eu acho que as paralimpíadas escolares é um ótimo degrau”
Luiz Fernando Pereira Moraes, 17 anos, competiu na modalidade de Atletismo e conseguiu três medalhas de ouro. Conquistou 100m em 12.97 segundos e o Salto em distância 5.08 metros (recorde escolar).


“Eu fiz 100 metros, peguei ouro, quebrei o recorde de 100 metros. Também competi os 400 metros e peguei ouro. No Salto à distância mais uma vez, eu quebrei o recorde e atualmente estou com uns nove recordes. Eu sou um cara que sempre treina, se dedica, cada dia mais e quando chego lá, dou o melhor de mim. Traz muito benefício, desde que comecei a melhorar mais o meu desempenho, minhas capacidades. Atualmente também estou fazendo o treinamento na seleção de base, é muito bom”.
A estudante Ana Paula Garcia, 19 anos competiu na modalidade de Atletismo e também trouxe medalhas de ouro e prata.


“Eu trouxe medalha de ouro no Atletismo, ouro nos 400 metros e medalha de prata sem peso. É muito legal a gente competir, eu gosto muito. Eu pratico há oito anos e participo de competições há uns quatro anos”.
Andrei Gabriel Vieira Lopes, 13 anos, competiu na Natação e ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata. Ele se orgulha, principalmente, de ter batido três recordes nacionais.


“Pra mim é muito legal fazer um esporte que eu gosto muito, me dedico bastante e que Deus possa me dar um futuro bem lindo daqui pra frente. A competição é sempre legal. Consegui bater três recordes nos 50 metros borboleta, com 49 segundos. Nos 100 metros livre foi 1 minuto e 31 segundos. E nos 50 peito foi 1 minuto”, relata emocionado.
Confira abaixo as colocações dos atletas marabaenses:
EQUIPE DE NATAÇÃO:
EQUIPE DE ATLETISMO:
TOTAL DE MEDALHAS:
OURO: 14
PRATA: 04






Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes
The post Esporte: Atletas paralímpicos de Marabá trazem mais de 20 medalhas das Paralimpíadas Escolares 2025 appeared first on Prefeitura de Marabá .
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026
Esportes TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta Mín. 20° Máx. 31°





