

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3258/19 , que prevê o direito de mulheres e pessoas idosas ou com deficiência desembarcarem fora das paradas de ônibus no período noturno. O texto, já aprovado pelo Senado, altera a Lei do Atendimento Prioritário .
Os parlamentares da comissão acolheram o parecer da relatora , deputada Lêda Borges (PSDB-GO), pela aprovação da proposta. “O texto é adequado por se apresentar como diretriz aplicável a todo o território nacional”, afirmou.
Segundo a autora do projeto, senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a opção pelo transporte coletivo à noite pode representar risco aos passageiros. “
Esse risco é ainda maior para a população mais vulnerável, e diversas cidades já optaram por autorizar os motoristas de ônibus a parar fora dos pontos de ônibus”, disse a senadora.
O projeto aprovado também altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana para determinar que estados, Distrito Federal e municípios estabeleçam políticas que aumentem a segurança do usuário do transporte público intermunicipal e interestadual, especialmente no período noturno.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto do Senado precisa ser aprovado pela Câmara sem alterações. Se for mudado, passará por nova análise dos senadores.
Câmara Comissão aprova acesso gratuito à internet para famílias de baixa renda com alunos na rede pública
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe progressão de pena para condenados por crimes hediondos
Câmara Comissão aprova IPCA como índice para reajustes em novos contratos de energia Mín. 19° Máx. 29°





