Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
21°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Piauí

Piauí finaliza 2025 com mais de 2.100 brigadistas; número de mulheres capacitadas cresce

O Piauí termina 2025 com 2.133 brigadistas formados em 143 municípios, consolidando uma das maiores e mais estruturadas políticas de prevenção e co...

22/12/2025 às 14h31
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí termina 2025 com 2.133 brigadistas formados em 143 municípios, consolidando uma das maiores e mais estruturadas políticas de prevenção e combate a incêndios florestais do país. Do total de brigadistas no Piauí, 300 são mulheres, número que cresce de forma consistente e estratégica.

A mais recente capacitação ocorreu, nesta segunda-feira (22), com a entrega de 190 certificados para 14 brigadas na região de São Raimundo Nonato, ampliando ainda mais a cobertura territorial e a capacidade de resposta do Piauí. Com isso, somente em 2025, foram 1.333 brigadistas capacitados, em 102 cidades, um volume superior à soma dos três últimos anos juntos. Do total formado esse ano, 1.114 são homens e 219 mulheres, reforçando a ampliação do acesso, da diversidade e da qualificação técnica das brigadas.

É o caso de Maria Aline, secretária municipal de Meio Ambiente de Cabeceiras do Piauí, formada em Geografia e brigadista por convicção. “Assim como tantas outras mulheres piauienses, escolhi caminhar onde poucos têm coragem, enfrentar o fogo, o calor, as distâncias e os riscos, com os pés firmes e o coração convicto”, enfatizou Maria Alice, que comanda uma brigada com 13 componentes, sendo que seis são mulheres. “Ser brigadista vale a pena, porque além de lutar contra o fogo, lutamos por um futuro mais seguro e equilibrado para todos”, acrescentou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Outro exemplo desse protagonismo é o da bombeira militar Larissa Pereira Nogueira, que recebeu, na semana passada, o certificado de brigadista municipal em Água Branca, no sul do Estado, junto com outros 140 formandos. Para ela, a formação representa mais do que um título: é um compromisso direto com a proteção ambiental e com a população. “Estou bastante feliz por mais essa formação. Foram três dias intensos de muito aprendizado”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para o secretário da Semarh, Feliphe Araújo, os resultados refletem a consolidação de uma política pública planejada e contínua. “O Piauí construiu, ao longo dos últimos anos, uma política sólida de prevenção e combate aos incêndios florestais. Os números de 2025 mostram que essa estratégia está consolidada, com presença em praticamente todas as regiões do estado e com a participação crescente das mulheres. Investir em capacitação é investir em vidas, em proteção ambiental e em desenvolvimento sustentável”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 26°C 19°C
Seg 29°C 19°C
Ter 24°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 22°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio