

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), mantém, no Museu do Bairro São Francisco, a Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP), um espaço estratégico para a preservação, salvaguarda e gestão do patrimônio arqueológico do município e de outras regiões do Estado de São Paulo.
A Instituição de Guarda e Pesquisa é responsável pela conservação de acervos arqueológicos provenientes de 40 sítios arqueológicos localizados em São Sebastião, além de materiais oriundos de outros municípios paulistas, sob autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Entre os acervos sob custódia estão peças encontradas durante obras de grande porte, como o Contorno Sul e a Nova Tamoios, bem como materiais resultantes de pesquisas arqueológicas realizadas em diferentes cidades do Estado.
Atualmente, a reserva técnica da IGP abriga 472 caixas contendo vestígios arqueológicos de diferentes períodos históricos, incluindo materiais dos períodos pré-colonial e colonial, como cerâmicas, metais, vidros, porcelanas e outros artefatos que contribuem para a compreensão da ocupação humana no território.
A importância desse trabalho se relaciona diretamente à própria história de São Sebastião, que teve início há 523 anos, em 20 de janeiro de 1502, quando a caravela de Américo Vespúcio passou pelo Canal de São Sebastião e batizou a cidade com o nome do santo do dia.
Ao longo dos séculos, a ocupação contínua do território fez com que obras de infraestrutura, urbanização e construção civil frequentemente revelassem vestígios arqueológicos, que hoje são protegidos pela legislação federal e pela atuação do município.
Reorganização da Instituição de Guarda e Pesquisa
Recentemente, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundass e da equipe da Casa do Patrimônio, promoveu uma ampla reorganização da Instituição de Guarda e Pesquisa, com o objetivo de adequar o espaço às diretrizes estabelecidas pela Portaria IPHAN nº 271/2025, que regulamenta as Instituições de Guarda e Pesquisa em todo o país.
As ações incluíram a troca das caixas de armazenamento, reorganização das prateleiras, higienização e separação dos materiais por sítio arqueológico, além da implantação de um novo padrão de identificação arquivística, que facilita a localização das peças e amplia a segurança do acervo.
As novas etiquetas seguem critérios técnicos e incluem códigos institucionais, identificação dos sítios arqueológicos e a localização precisa das caixas na reserva técnica.
Além da sala destinada à guarda dos materiais arqueológicos, a IGP conta com um laboratório de pesquisa, voltado ao desenvolvimento de estudos técnicos e acadêmicos, e uma sala de reuniões, utilizada para atividades administrativas, planejamento e articulação institucional.
“A Instituição de Guarda e Pesquisa da Fundass desempenha um papel essencial na conservação desses bens, garantindo que os vestígios do passado permaneçam protegidos, organizados e disponíveis para pesquisa, educação patrimonial e produção de conhecimento, em benefício das atuais e futuras gerações”, afirma a técnica de arquivo, Cristiane Silva.
#PraTodosVerem:Sequência de imagens mostra materiais arqueológicos embalados e organizados em caixas identificadas, armazenadas em estantes metálicas. Em uma das fotos, a técnica de arquivo Cristiane Silva usa jaleco branco e sorri em uma sala de acervo, ao lado das caixas. Ambiente interno, organizado e iluminado, destinado à guarda e preservação do acervo arqueológico. Fim da descrição.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





