

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou uma programação especial de prévias de Carnaval que promete resgatar e valorizar as tradicionais escolas de samba de Teresina, como Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá. As apresentações acontecerão aos domingos, integrando a programação da Feira na Praça, que retorna no dia 04 de janeiro, na Praça Pedro II, no Centro da capital. O evento cultural seguirá até o dia 08 de fevereiro, com um calendário repleto de atrações que incluem música, arte, gastronomia e as tão aguardadas prévias carnavalescas, reunindo culturas populares e fortalecendo o espírito festivo antes da Folia Momesca.
A Feira na Praça já é reconhecida como uma iniciativa que transforma a Praça Pedro II em um ponto de encontro cultural e familiar, com artesanato, música ao vivo, gastronomia regional e atividades infantis, tudo com entrada franca e aberta ao público. Promovida pelo Governo do Estado através da Secult, a feira tem como objetivo revitalizar o Centro de Teresina, ocupando espaços públicos com arte e lazer e aproximando a população dos artistas e produtores culturais locais. Nos últimos meses, o evento vem registrando crescente público e participação de empreendedores criativos, fortalecendo o comércio local e a economia criativa da capital piauiense aos domingos.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, a iniciativa das prévias de Carnaval integrando a feira, representa um passo importante para resgatar a tradição do carnaval na capital e fomentar o setor cultural: “A Feira na Praça é uma iniciativa que estimula a convivência, fortalece a produção cultural do nosso estado e aproxima a população dos artistas locais. Ocupar a Praça Pedro II com arte e lazer é também uma forma de valorizar nosso patrimônio histórico e oferecer à comunidade momentos de bem-estar e cidadania”, afirmou o gestor.
Para a Secult, a presença das escolas de samba nas celebrações antecipadas do Carnaval não só reforça a identidade cultural de Teresina, como também cria oportunidades de trabalho e renda para grupos artísticos, artesãos e comerciantes envolvidos na programação.
A expectativa é que as prévias carnavalescas, somadas às demais atrações musicais e culturais da Feira na Praça, impulsionem a economia local e estadual, além de atrair turistas para o Centro. A ação faz parte de um conjunto de políticas culturais que visam não apenas a celebração do Carnaval, mas também a promoção da economia criativa, o apoio a artistas locais e a requalificação do coração histórico de Teresina.
Programação das Prévias de Carnaval e Feira na Praça – Praça Pedro II
04/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba
11h: Banda Bandida
11/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá
11h: Banda Pilera
18/01
8h: Abertura da Feira na Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba
11h: Banda Jhony Fred
25/01
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Caprichosos do Pirajá
10h: Henry Dantas Elétrico
13h: Dandinha
01/02
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá
10h: Robert Gleyson e Soraya Castelo Branco
13h: Lene Groove
08/02
8h: Abertura da Feira da Praça
9h: Ensaio da Escola de Samba Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá
13h: Samba no Coreto Elétrico
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





