Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
22°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião intensifica fiscalização contra ocupação irregular em Cambury

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou na segunda-feira (29/12) uma operação de fiscalização conj...

30/12/2025 às 20h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou na segunda-feira (29/12) uma operação de fiscalização conjunta na Praia de Cambury, na Costa Sul, para combater a ocupação irregular de espaços públicos. A ação, que contou com o apoio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), resultou na apreensão de equipamentos e na aplicação de multas aos infratores que mantinham estruturas montadas sem ocupantes na faixa de areia.

Durante a diligência, os fiscais identificaram 18 barracas do tipo gazebo instaladas pelo condomínio Master Camburizinhop II. As estruturas estavam desocupadas, o que caracteriza a reserva de espaço, prática vedada pela legislação municipal por obstruir o livre acesso ao bem comum. Pela irregularidade, foi lavrado o Auto de Multa nº 40.520, no valor de R$ 5 mil.

Em outra frente da mesma operação, a equipe apreendeu sete gazebos de cor azul de um infrator não identificado. Um incidente foi registrado durante o transporte, quando funcionários responsáveis pela montagem irregular subtraíram quatro das sete barracas que já estavam no veículo da prefeitura. O material remanescente foi encaminhado ao depósito da Regional de Boiçucanga.

Respeito à Legislação Ambiental

A ofensiva baseia-se no Artigo 33, Inciso X, da Lei Municipal 848/92. O texto legal estabelece que invadir, obstruir ou ocupar espaços públicos de acesso ao mar e à praia constitui infração ambiental, sujeita a remoção, apreensão de materiais e multas que podem chegar a R$ 5 mil.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, reforça que a prioridade da gestão é garantir que a praia seja um espaço democrático. "Não permitiremos que a faixa de areia seja privatizada por condomínios ou estabelecimentos. A legislação é clara, pois equipamentos montados e vazios impedem a circulação e o usufruto de moradores e turistas", afirmou o secretário.

Orientações e Denúncias

A Prefeitura orienta hotéis, pousadas e condomínios a não instalarem cadeiras ou gazebos de forma fixa ou antecipada. A fiscalização seguirá intensificada durante toda a temporada de verão em toda a Costa Sul e Costa Norte do município.

Moradores e turistas podem colaborar denunciando irregularidades ambientais ou ocupação indevida através do telefone (12) 3892-6000 ou pelo canal oficial da Polícia Municipal, no 153.

 

#PraTodosVerem: Gazebos instalados na praia de Cambury são apreendidos pela Semam por se tratar de irregularidade. Fim da descrição.

 

Fotos: Divulgação | PMSS

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 26°C 19°C
Seg 29°C 19°C
Ter 24°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 22°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio