

Em uma operação estratégica de combate a crimes ambientais, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou no último dia 26 de dezembro o desmonte de uma edificação irregular na localidade conhecida como "As Ilhas", na Costa Sul. A estrutura, erguida em área de vegetação protegida, funcionaria como uma cozinha clandestina para o comércio ilegal de alimentos.
A ação conjunta foi motivada por denúncias e mobilizou uma força-tarefa composta pela Fiscalização Ambiental, Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Secretaria de Segurança Pública (Segur) por meio da Polícia Municipal. Com o auxílio de embarcações, as equipes acessaram o ponto exato da infração, onde localizaram uma estrutura de madeira e bambu coberta por lonas, além de ferramentas e utensílios de cozinha.
Autuação e apreensão
O responsável pela edificação foi qualificado no local pela Polícia Municipal. De acordo com o relatório da Semam, a construção ocupava uma zona de proteção ambiental considerada ‘irregularizável’ pela legislação vigente.
Pelas infrações cometidas, foram lavrados os Auto de Multa nº 39.219, no valor de R$ 1,5 mil, em razão da construção em área irregular; e Auto de Apreensão nº 40.851, que resultou no confisco de materiais e ferramentas, incluindo bancadas, carrinho de mão, serra, serrote, enxada e cavadeira.
Apesar da recusa do infrator em assinar a documentação, a autuação foi entregue em mãos. O desmonte da estrutura foi imediato, com o apoio da Sesep, e o material apreendido foi encaminhado à Regional de Boiçucanga.
Tolerância zero
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, enfatizou que as ilhas do arquipélago sebastianense são patrimônios sob proteção da Marinha do Brasil e exigem ordenamento rigoroso. "Não permitiremos que estruturas comerciais clandestinas se estabeleçam em áreas de proteção e preservação. Além do dano ambiental direto, essas construções geram resíduos e ocupação desordenada em locais que devem ser preservados para as futuras gerações", afirmou o secretário.
A Prefeitura de São Sebastião reforça que a fiscalização em ilhas e praias isoladas seguirá intensificada, com suporte náutico, durante todo o período de alta temporada.
#PraTodosVerem: imagens mostram estrutura já praticamente montada e seu posterior desmanche pelas equipes da Prefeito. Fim da descrição.
Fotos: Divulgação | PMSS
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





