

O governador Eduardo Leite assinou nesta segunda-feira (5/1) as promoções de 1.230 servidores das Polícias Civil e Penal e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, beneficia delegados, policiais, peritos, técnicos e outros profissionaiscom o avanço nas suas carreiras, em um investimento de mais de R$ 56,9 milhões neste ano. Na semana passada, o governador em exercício, Gabriel Souza, havia assinado as promoções de servidores da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, beneficiando 2.172 profissionais das duas corporações, com repercussão financeira de R$ 51,47 milhões em 2026.
“Essas promoções representam o reconhecimento ao trabalho, à trajetória e à dedicação dos homens e mulheres que atuam diariamente na linha de frente da segurança pública. Valorizar os servidores, respeitando critérios legais de antiguidade e merecimento, é fortalecer as instituições e garantir melhores condições para que sigam protegendo a população. Investir nas pessoas que fazem a segurança acontecer se reflete diretamente em mais tranquilidade e proteção para todos os gaúchos”, afirmou Leite.
Ao todo, estão sendo contemplados 711 delegados, escrivães e inspetores da Polícia Civil; mais 497 policiais penais, técnicos e analistas na Polícia Penal e22 peritos e outros profissonais no IGP.
“As promoções trazem reflexos reais e diários na segurança da população. Este governo demonstra mais uma vez sua preocupação com a valorização da categoria, enquanto realiza investimentos históricos no sistema, com os chamamentos de novos servidores, obras e equipamentos. Seguiremos atuando para fazer da Polícia Penal gaúcha a melhor do Brasil”, destacou o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom.
Para o secretário da Segurança Pública, Coronel Mário Ikeda, a promoção dos servidores é um reconhecimento ao esforço e à dedicação de quem trabalha pela segurança dos gaúchos. "Não é por acaso que os últimos três anos são os mais seguros da história. O governo tem investido na aquisição de novas viaturas, modernas e blindadas, armamentos e equipamentos de última geração, além da abnegação dos nossos servidores. Esta promoção é mais um sinal fundamental para valorizar todo o esforço e dedicação de cada um que contribui para que o Rio Grande do Sul seja um exemplo para o país."
O superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, destaca que as promoções representam o contínuo fortalecimento da instituição. “O avanço na carreira e o reflexo financeiro que a promoção traz é o reconhecimento do papel de cada servidor em garantir a estabilidade do sistema prisional e, com isso, impactar positivamente na segurança da sociedade gaúcha”, afirmou.
Promoções na Brigada e Bombeiros
As promoções fazem parte de um conjunto de ações que incluem investimentos em novas viaturas, armamentos, equipamentos, infraestrutura e no crescimento profissional das categorias, que fortalecem a segurança gaúcha e colocam o RS como um dos estados mais seguros para se viver.
Na Brigada Militar, as promoções contemplaram 1.696 policiais militares dos quadros de oficiais do Estado-Maior, oficiais especialistas em saúde e praças de polícia ostensiva. Já no Corpo de Bombeiros Militar, foram promovidos 486 bombeiros, entre oficiais do Estado-Maior e praças.
Na oportunidade, Gabriel lembrou do compromisso do governo com a valorização das forças de segurança. “Batemos recordes em índices da segurança pública no Estado e isso é resultado de um trabalho que passa pela constante valorização das nossas forças policiais e do sistema penal”, disse Gabriel.
Texto: Ascom Polícia Penal e SSP
Edição: Secom
Acre Governo publica edital de solicitação de cotação para fornecimento de apoio logístico destinado a agendas técnicas do programa Progestão Acre
Espírito Santo Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça
Gurupi - TO Janeiro Branco: Secretaria de Saúde de Gurupi reforça importância do cuidado com a saúde mental
Mato Grosso do Sul Governo de MS avança com novos investimentos de infraestrutura em Angélica, Água Clara e MS-228
Cidades Janeiro Roxo: Secretaria Municipal de Saúde dá início à campanha de prevenção e conscientização sobre a hanseníase
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa determina análise imediata para o cancelamento do aumento de 9,37% na conta de água
Cidades Secretaria de Educação segue com processo de matrículas dos alunos e planeja ações para o ano letivo de 2026
Cidades Inmet aponta tempo estável com pouca possibilidade de chuvas para os próximos dias em Vitória da Conquista
São Paulo Escola de Inovadores do Centro Paula Souza bate recorde em 2025 com 34 mil selecionados Mín. 19° Máx. 27°





