

Curitiba será palco, entre os dias 16 e 18 de março de 2026, do III Fórum Internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – “Da Pesquisa à Ação”, um dos principais eventos internacionais voltados à articulação entre ciência, políticas públicas e desenvolvimento territorial sustentável. A iniciativa reunirá lideranças acadêmicas, gestores públicos, pesquisadores, jovens e representantes de organizações internacionais para discutir soluções baseadas em evidências para os desafios globais da Agenda 2030 - plano global da Organização das Nações Unidas (ONU) com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e proteger o planeta.
O evento integra a agenda da Coalizão Local2030, plataforma do sistema das Nações Unidas dedicada aos ODS, e será realizado pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES).
Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, a iniciativa dialoga diretamente com desafios centrais da atuação da instituição, como a mobilização do conhecimento científico, o alinhamento entre políticas públicas e a transformação da capacidade científica em impacto social concreto.
“Nesse contexto, a Fundação Araucária pretende contribuir inicialmente por meio de cinco Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), redes colaborativas que reúnem pesquisadores e instituições em torno de desafios estratégicos. Entre eles estão os NAPIs de Emergência Climática, Agenda 2030 e três voltados à Biodiversidade, com destaque para aquele dedicado aos serviços ecossistêmicos em escala global — tema que ocupa posição relevante no debate nacional, especialmente em relação às florestas, ao uso do território e ao desenvolvimento sustentável”, ressalta.
O Fórum busca demonstrar como a ciência, o conhecimento e a inovação — enraizados nos territórios locais e apoiados pela colaboração acadêmica com governos — podem gerar soluções transformadoras para os desafios do desenvolvimento sustentável.
“A Fundação Araucária também mobilizará seus programas de internacionalização, que promovem a mobilidade de pesquisadores, estudantes e outros atores, fortalecendo a cooperação internacional e contribuindo para a implementação da Agenda 2030 nos níveis local e regional”, complementa a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Instituição, Eliane Segati Rios.
REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -A escolha do Paraná como sede do Fórum reforça o reconhecimento nacional e internacional do Estado como referência em inovação, planejamento territorial e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Curitiba, em especial, é reconhecida mundialmente por políticas pioneiras em mobilidade urbana, infraestrutura verde e governança participativa.
No âmbito estadual, investimentos contínuos em ciência, tecnologia e inovação têm consolidado um ecossistema robusto, orientado ao crescimento sustentável e à formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Nesse contexto, o Paraná HUB tem atuado como articulador de iniciativas que integram governo, academia, setor produtivo e sociedade civil.
“Receber o SDG Forum no Paraná é uma oportunidade de fortalecer a cooperação internacional e demonstrar que soluções locais, baseadas em evidências, são fundamentais para enfrentar desafios globais e avançar na Agenda 2030”, disse a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES), Kéli Guimmarães.
PROGRAMAÇÃO -Além dos dois dias de debates e painéis, o evento contará, no terceiro dia, com uma reunião dos HUBs Local2030 e uma visita técnica de campo a projetos e iniciativas no Paraná que demonstram como a pesquisa científica tem orientado decisões públicas e promovido transformações concretas nos territórios.
Ao final do Fórum, será apresentada a Declaração do Paraná, documento que reunirá recomendações e compromissos voltados ao fortalecimento da ciência como base para a ação territorial e para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
INSCRIÇÕES –As inscrições podem ser feitas por esse LINK
Tecnologia Saúde digital impulsiona adoção de SaaS em urgência médica
Tecnologia Telemetria inteligente redefine segurança logística
Tecnologia InfinitePay lança agendamentos e otimiza gestão de serviços Tecnologia ABB avança projeto com Vulcan Energy, que mira produzir lítio na Alemanha Empresas firmam contratos para eletrificar primeira fase do Projeto Lionheart, de extração e beneficiamento de lítio e geração de energia
Tecnologia DEV10 amplia presença em SC e mira interior da região Sul
Tecnologia Ergonomia pode elevar em até 18% a produtividade no trabalho
Tecnologia Tendências de RH para 2026: o que os gestores precisam saber Tecnologia VWO e AB Tasty Unem Forças para Redefinir o Futuro da Otimização da Experiência Digital Everstone Capital investe capital adicional substancial para a criação de uma plataforma em escala Mín. 16° Máx. 23°





