

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) está com inscrições abertas para o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro e para o Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta, que integram a Agritech, ação executada desde 2019 para estimular a inovação e a adoção de tecnologias avançadas no agronegócio, promovendo maior produtividade, competitividade e geração de renda.
As inscrições para os dois eventos são gratuitas e voltadas para produtores rurais que buscam inovação tecnológica no campo ou que representem empresas que ofereçam novas ferramentas para o agronegócio.
"O papel do Governo de Minas é aproximar, de um lado, produtores rurais, cooperativas, associações e empresas do agro em busca de inovação e, do outro, startups, empresas, pesquisadores e a academia, responsáveis por desenvolver tecnologias, pesquisas e soluções que nem sempre chegam ao produtor rural", afirma Rebeca Souza, assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.
Ciclos
A proposta do Hub MG Agro – Ciclo de Inovação Aberta é fortalecer a cultura da inovação no agronegócio mineiro. O programa promove a conexão entre produtores rurais, pesquisadores, empresas e demais partes envolvidas, estimulando a cocriação de soluções tecnológicas.
Os interessados podem inscrever seus desafios ou demandas por inovação no Ciclo de Inovação Aberta a ser trabalhado em 2026. "Os ciclos são estruturados a partir da identificação de desafios e demandas do setor, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis ao agronegócio", frisa Rebeca Souza.
Circuitos
O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica é realizado em diferentes regiões do estado. O evento conta com palestras de representantes, pesquisadores, empresas, startups e universidades, que apresentam aos produtores rurais novidades e soluções em inovações tecnológicas, seguida de exposição de tecnologias avançadas.
"O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica cria ambiente propício ao networking e à geração de novos negócios", diz Rebeca Souza. Os temas são definidos a partir das demandas dos produtores rurais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) , das prefeituras, instituições e dos demais atores do ecossistema de inovação, incluindo a academia.
"A partir das dificuldades apresentadas, escolhemos os temas e estruturamos os circuitos", complementa a assistente técnica da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.
Dois circuitos estão previstos para 2026: Cafeicultura Sustentável, no dia 25/3, em Alfenas, no Sul de Minas, e Soluções Tecnológicas para a Agroindústria, no dia 15/4, em Bambuí, na região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas
Agropecuária Manuseio e armazenamento corretos garantem segurança dos alimentos durante as ceias
Agropecuária Valor Bruto da Produção agropecuária mineira tem estimativa recorde de R$ 168,1 bilhões neste ano
Agropecuária Natal com gostinho de Minas: chef propõe cardápio de ceia com delícias produzidas no estado Mín. 20° Máx. 31°





