

O Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, reforça a leitura como ferramenta capaz de formar cidadãos mais críticos, sensíveis e conscientes do mundo ao seu redor. Na rede estadual de ensino do Piauí, esse movimento ganha força por meio do Clube de Leitura Seduc, que mobiliza estudantes e professores em ações que incentivam o hábito de ler, o debate de ideias e a troca de experiências literárias dentro das escolas.

Em 2025, o programa alcançou ainda mais destaque com a seleção de 100 projetos escolares do Clube de Leitura, que receberam o investimento de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 500 mil em recursos do Governo do Estado. Com esse apoio, as escolas desenvolveram atividades de culminância, reunindo os estudantes em rodas de conversa, saraus, dramatizações, produções literárias, exposições, oficinas e apresentações artísticas, momentos em que a leitura saiu das páginas dos livros e ganhou vida nos espaços escolares.
O impacto do projeto também se refletiu fora da sala de aula. Estudantes integrantes do Clube de Leitura participaram, em 2025, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, ampliando o contato com autores, editoras, novos gêneros literários e outras realidades culturais. A experiência reforçou o vínculo com a leitura e estimulou a produção de textos e o olhar crítico sobre a sociedade.

O impacto da leitura e das atividades mudou a forma como Luiz Eduardo Rodrigues, estudante da 3ª série do ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique, em Teresina, encara o mundo. Tímido no início do projeto, ele conta que as rodas de conversa e as discussões literárias ajudaram no desenvolvimento da leitura e da sua forma de se expressar.
“O Clube de Leitura me auxiliou bastante no desenvolvimento da leitura e da oratória. Aprendi a falar melhor em público, perdi a timidez e passei a participar mais das atividades escolares. As obras que estudamos despertaram meu interesse pela literatura brasileira e por temas da nossa história”, conta.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, os resultados reforçam o papel da leitura como eixo integrador da política pedagógica da rede estadual. “O Clube de Leitura Seduc fortalece competências essenciais para a formação integral dos estudantes, como interpretação, análise crítica e produção de textos. Quando a leitura ganha espaço no cotidiano escolar, vemos mais engajamento, autonomia intelectual e protagonismo juvenil’, avalia.
Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI Mín. 20° Máx. 28°





