

Fotos: Semae/Divulgação
Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas na edição do programa na temporada 2024/2025
A Praia Central de Balneário Arroio do Silva, localizada no Litoral Sul de Santa Catarina, será palco nesta sexta-feira, 09/01, de mais uma ação do programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente. A iniciativa é executada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), por meio da Assessoria de Educação Ambiental, em conjunto com a Gerência de Integração e Planejamento Ambiental (GEIPA) e visa engajar a população na preservação das praias e oceanos, sensibilizando e educando a população sobre o impacto do lixo nos oceanos. No local, a equipe da iniciativa atenderá o público das 10h às 14h.
“O Programa Jogue Limpo é uma forma de dialogar com turistas e moradores para estimular o cuidado com a natureza de maneira leve e educativa, envolvendo toda a família. A proposta é engajar, sensibilizar e transformar cada participante em um agente ativo na preservação das nossas praias e oceanos”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.

As ações do Jogue Limpo com o Meio Ambiente incluem a conscientização e orientação sobre a temática Meio Ambiente e Lixo nos Oceanos, com materiais informativos e atividades em uma tenda Interativa com jogos educativos sobre sustentabilidade e distribuição de brindes ecológicos para os participantes, como squezze, jogo de frescobol, boné, viseira, coletor de óleo de cozinha e sacola ecológica.
A interação com o público por meio de jogos didáticos incluiu uma roleta e dados, onde o participante gira e recebe uma pergunta sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, com foco na gestão de resíduos e o combate ao lixo no mar e cultura oceânica. Em seguida, o participante responde e recebe mais informações sobre o tema da pergunta. Entre as orientações dadas aos banhistas estão dicas sobre como descartar corretamente os resíduos (resíduos gerais, além de medicamentos, óleo de cozinha), dicas de cuidados com os recursos naturais como água, energia, fauna, cuidados com as praias e conscientização relacionada ao lixo no mar, balneabilidade, entre outras.

“O lixo disperso nos oceanos se espalha rapidamente e provoca danos irreparáveis aos ecossistemas marinhos e às praias. Com o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, buscamos estimular o cuidado com o meio ambiente e o sentimento de pertencimento às nossas praias, por meio de jogos educativos, além de formar multiplicadores de práticas de consumo consciente e conservação ambiental, envolvendo comunidades locais e turistas”, pontua o Assessor de Educação Ambiental da Semae, Nei Cunha.
Santa Catarina conta com 41 municípios na sua costa e 27 deles estão de frente para o mar e enfrentam um grande desafio no combate ao lixo nos oceanos. Esses resíduos não só afetam a biodiversidade marinha, mas também impactam a economia e a qualidade de vida das regiões. Por isso, com o programa, a Semae, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental e prefeituras municipais, busca conscientizar sobre o impacto do lixo nos oceanos e incentivar uma mudança de comportamento duradoura.
Serviço
O quê:Jogue Limpo com o Meio Ambiente.
Quando:Sexta-feira, 09/01, das 10h às 14h.
Onde:Praia Central de Balneário Arroio do Silva.
Como:Atividades gratuitas para toda a família.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





