

Fotos: Leo Munhoz/Secom GOVSC
O governador Jorginho Mello assinou, nesta quinta-feira, 8, o ato que cria a Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação (SED). A diretoria vai concentrar as ações dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), bem como os convênios com Instituições de Ensino Superior. Com esta medida, a SED finaliza as ações de aprimoramento nos programas, intensificadas a partir de junho de 2025 e fortalece as parcerias com universidades.
“A gente vai poder dizer que fez uma nova educação quando sair do governo. Santa Catarina já é referência em tantas áreas, por que não ser também a melhor do Brasil na educação? Somos um estado pequeno, organizado, que reage rápido. A escola pública não pode ser mal cuidada, mal pintada, sem vida. Precisamos oferecer um ambiente saudável para professores e alunos. Precisamos fazer a escola vibrar, é nisso que eu acredito e é isso que eu defendo. Criamos essa diretoria porque não se investe mais de R$ 1 bilhão por ano sem cuidado, sem fiscalização e sem responsabilidade”, disse Jorginho Mello
O governador destacou ainda que junto com outras ações e programas como o Universidade Gratuita, o Estado vai elevar a qualidade da educação catarinense. “Daqui a 15 anos, a régua de Santa Catarina vai estar mais alta, com mais gente formada, ganhando melhor e transformando a vida das famílias e do nosso estado”, completa o governador.
A nova diretoria da SED contará com duas gerências. A Gerência de Programas de Bolsas e Assistência Financeira será responsável por planejar, executar, acompanhar e controlar os programas estaduais de bolsas e assistência financeira à educação superior, incluindo Universidade Gratuita e Fumdesc. Já a Gerência de Parcerias e Convênios com Instituições de Ensino Superior competem termos de cooperação técnica e projetos estratégicos entre a SED e as universidades.
“O programa Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras. A criação desta nova diretoria é a conclusão de mais uma etapa do processo de implementação desses programas. Ainda, marca um novo momento para parcerias e convênios com as Instituições de Ensino Superior, abrindo um novo leque de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação de Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A nova diretoria será comandada pela Professora Doutora Indianara Reynaud, que já faz parte do quadro da SED e possui ampla experiência na área educacional, com atuação estratégica e habilidades em gestão. Além disso, destaca-se na liderança de projetos e na implementação de iniciativas institucionais, com foco no planejamento, otimização de processos e tomada de decisões para garantir alinhamento com os objetivos estratégicos.
“Desenvolvemos um trabalho intenso, de muitas mãos, até anunciar a criação desta nova diretoria que, sem dúvidas, será primordial para a sequência do Universidade Gratuita e do Fumdesc e para fortalecer as parcerias com as Instituições de Ensino Superior. São iniciativas transformadoras, que precisam ser tratadas com a responsabilidade e o cuidado que merecem. É isto que estamos fazendo”, finaliza a diretora de Ensino Superior, Indianara Reynaud.
Universidade Gratuita e Fumdesc
Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão mudando a realidade de milhares de estudantes e famílias em Santa Catarina. Do total de contemplados pelas iniciativas, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado importante que evidencia a oportunidade criada pelos programas é o número de alunos que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.
Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados no ensino superior com benefícios concedidos pelos programas do Governo de Santa Catarina estão aptos a prestarem suas contrapartidas pelo Transforma SC. O programa é responsável por acompanhar esta retribuição do investimento feito pelo Estado na formação superior em prol do desenvolvimento da sociedade catarinense e também passará a ser coordenado pela Diretoria de Ensino Superior.
Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI Mín. 20° Máx. 28°





