

Com emoção e orgulho, familiares se despediram de 20 estudantes e quatro professores da rede pública estadual que embarcaram nesta sexta-feira (9) para uma imersão educacional de 30 dias em Singapura. A viagem é a premiação do programa “Do Piauí Para o Mundo” para alunos destaque em protagonismo e uso da tecnologia.
Os jovens, dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Paulistana, em Paulistan; Raimundinho Andrade, em Campo Maior; Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí; e Lucas Meireles, em Teresina, vivem a expectativa de uma primeira viagem internacional para o país com a melhor educação do mundo.

Entre os familiares, o sentimento é de gratidão e esperança. “Agradeço a oportunidade dada pelo Governo do Estado. Ver a capacidade do meu filho levá-lo tão longe tão jovem é um orgulho imenso”, disse Maria José, mãe do estudante Thailan de Sousa, de Boqueirão do Piauí.
Walton Carvalho, pai da estudante Yasmin de Souza Carvalho, de Campo Maior, ressalta o impacto da experiência. “Essa experiência vai somar muito na vida e na carreira da minha filha. Isso era inimaginável na nossa geração”, afirmou.

Entre os estudantes, a ansiedade se mistura à empolgação. “É a primeira vez viajando de avião e tenho certeza de que essa experiência será única. Assistir aulas sobre tecnologia e inovação em outro país será bastante enriquecedor”, disse Maysa Araújo, do Ceti Paulistana. A colega de intercâmbio, Ana Vitória, do Ceti Lucas Meireles acrescentou. “Estamos em boas mãos. É só agradecer e viver essa oportunidade única”, contou.
Imersão em referência mundial
Em Singapura, o grupo terá aulas no Institute of Technical Education (ITE), referência em ensino profissional e técnico. A programação inclui treinamentos em inteligência artificial, computação em nuvem, segurança cibernética e programação, com certificações internacionais e visitas a centros de inovação. Além da formação, os estudantes participam de atividades culturais e turísticas aos fins de semana.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, enfatizou o simbolismo do destino. “Singapura é um exemplo de país que investiu em educação e tecnologia e transformou sua realidade. No Piauí, seguimos essa trajetória a partir dos investimentos no ensino de tempo integral, com a oferta de disciplinas inovadoras que já estão presentes no currículo das nossas escolas. Estes estudantes irão aprofundar os conhecimentos e compartilharão com os colegas no futuro”, declarou o gestor.
Educação que conecta o Piauí ao mundo
O programa “Do Piauí Para o Mundo” garantiu intercâmbio a 130 estudantes e 26 professores vencedores do maior maratona das escolas públicas do mundo. As delegações já tiveram como destino também Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Portugal.
As viagens foram totalmente custeadas pelo Governo do Estado, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade e conectada às melhores experiências internacionais.
Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI Mín. 20° Máx. 28°





