

A tradicional Festa da Congada de São Benedito, no bairro São Francisco, será realizada no dia 18 de janeiro, a partir das 9h, reunindo moradores, devotos e visitantes em uma celebração marcada pela fé, pela memória e pela cultura afro-brasileira. A concentração ocorrerá em frente ao Museu do bairro.
A programação começa com a Procissão de São Benedito e a Bênção do Mastro, seguida da apresentação da Congada. Ao meio-dia, os participantes se reúnem para a tradicional ucharia, no Espaço Batuíra, momento de partilha e confraternização.
As congadas têm origem nas danças rituais que, de forma simbólica, recriavam os reinos africanos católicos, especialmente o Reino do Congo. Essas manifestações afirmavam uma identidade própria, construída no Brasil a partir da experiência da população negra escravizada, que, mesmo adotando o catolicismo, preservava elementos de sua ancestralidade africana.
As encenações de batalhas, que culminavam na conversão dos chamados “pagãos”, representavam a adaptação a uma nova realidade, sem a perda dos vínculos culturais e espirituais. No início do século XIX, essas danças passaram a ser conhecidas como congadas e se espalharam por diversas regiões do país, associadas às festas religiosas e à coroação simbólica do rei do Congo.
Em São Sebastião, há registros na documentação da Câmara Municipal de um baile de congos em homenagem ao nascimento da Princesa da Beira, realizado em dezembro de 1793, entre a Igreja e a Casa de Câmara e Cadeia, com danças e entremeses. Além desses registros, há importantes relatos do início do século XX que comprovam a permanência dessa tradição.
Entre 1902 e 1910, segundo depoimento de Anna de Senna Botelho, os chefes da congada adornavam seus chapéus com joias emprestadas pelas famílias locais, especialmente correntes de ouro, enquanto dançavam pelas ruas do bairro.
A Festa da Congada de São Benedito do bairro São Francisco conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), reforçando o compromisso do município com a valorização, a salvaguarda e a preservação do patrimônio cultural imaterial.
Programação:
9h – Concentração em frente ao Museu do Bairro São Francisco (Rua Martins do Val, nº 81 – Bairro São Francisco)
9h30 – Procissão de São Benedito e Bênção do Mastro
10h30 – Apresentação da Congada de São Benedito do Bairro São Francisco
12h – Ucharia no Espaço Batuíra
#PraTodosVerem:Três fotos registram a celebração da Congada em frente a uma igreja amarela à noite. Na primeira, o grupo usa túnicas vermelhas e capas floridas enquanto encena uma luta com bastões sobre o piso de pedras. A segunda mostra os integrantes ajoelhados em círculo próximo a estandartes religiosos. A terceira é uma foto coletiva com participantes de várias idades, incluindo crianças, segurando bandeiras e instrumentos. Todos vestem trajes tradicionais e chapéus decorados sob bandeirinhas coloridas. Fim da descrição.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





