

O Governo de Minas abriu, nesta sexta-feira (9/1), consulta pública do projeto de concessão de uso para prestação de serviços turísticos do Parque Estadual do Biribiri (Pebi), Unidade de Conservação (UC) em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.
A iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) , com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ficará disponível para contribuições por 60 dias, até o dia 10/3, neste link , que também contém as minutas do edital, do contrato e os anexos.
A consulta pública é um instrumento de participação social que permite a cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil enviarem sugestões e considerações, que poderão ser incorporadas aos documentos finais do edital de licitação, quando pertinentes. As contribuições devem ser encaminhadas por meio de formulário online .
Criado em 1998, o Parque do Biribiri é uma UC de Proteção Integral, com cerca de 17 mil hectares, reconhecida por cachoeiras e paisagens naturais de grande apelo turístico. Em 2025, o parque esteve entre as unidades de conservação mais visitadas de Minas Gerais, período em que recebeu aproximadamente 60 mil pessoas..
O objetivo do projeto é qualificar a visitação, garantindo mais segurança, organização, informação e serviços aos usuários, em consonância com a conservação ambiental.
O projeto em consulta prevê a concessão dos serviços turísticos por 30 anos. Nesse período, o concessionário deverá investir R$ 3,6 milhões em melhorias de infraestrutura, como portarias, estacionamentos, centro de visitantes, sanitários, trilhas, sinalização, área de camping e equipamentos de apoio, além de R$ 1,5 milhão destinados à reposição de ativos ao longo do contrato. Ao final da concessão, todas as benfeitorias serão revertidas ao Estado.
A estimativa é que a concessão possibilite ampliar a visitação do parque para cerca de 179 mil pessoas em 2054, fortalecendo o turismo sustentável, a geração de empregos e a arrecadação local. A concessão integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), lançado em 2019, que já contempla outras unidades de conservação em Minas Gerais.
Durante o período da consulta pública, será realizada audiência pública em Diamantina, no dia 24/2, às 16h, no Auditório 104 do Campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) . O leilão da concessão está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2026.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





