

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para chefiar a pasta interinamente. A indicação foi publicada nessa sexta-feira (9) no Diário Oficial da União .
Ele substitui temporariamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que entregou, na quinta-feira (8), uma carta com pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 e alegou que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.
"Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos", escreveu Lewandowski na carta.
O ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto já foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte.
Almeida Neto exerceu por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No âmbito acadêmico, foi professor e cursou pós-doutorado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Justiça AGU vai investigar apagões em São Paulo; ordem foi do presidente Lula
Justiça Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR
Amazonas Ouvidoria da Sejusc supera 3,5 mil atendimentos em 2025
Justiça Defesa de Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar
Justiça Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master
Justiça General preso por golpe vai trabalhar no Comando Militar do Planalto
Amazonas Balanço 2025: Cresce em 41,8% os atendimentos realizados pela Sejusc à população em situação de rua em Manaus
Justiça Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Piauí Lei estabelece normas para adequação de hotéis e atrativos turísticos ao atendimento de pessoas com TEA Mín. 19° Máx. 28°





