

A oficina de Arte Santeira marcou a abertura da programação especial “Férias Criativas”, realizada, nesta segunda-feira (12), na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, em Teresina. A atividade proporcionou aos participantes uma experiência imersiva na criação de imagens e elementos característicos da arte santeira piauiense, por meio do entalhe — técnica minuciosa de talhar a madeira, marcada pela precisão dos cortes e pela expressividade das formas — amplamente reconhecida por seu profundo valor cultural e simbólico.
“O curso tem como objetivo revelar novos talentos no estado. A arte santeira é uma tradição da qual faço parte há mais de 20 anos, sendo já uma das últimas gerações de artesãos. Por isso, promover ações como esta é fundamental, pois pode ser daqui que surja um novo artista para dar continuidade a essa expressão tão importante da nossa cultura”, destaca o ministrante da oficina, o artesão Francisco Filho.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), e tem como objetivo aproximar o público do fazer artesanal, além de valorizar a Casa do Artesão Design Mestre Albertino como espaço de formação, troca de saberes e preservação da cultura piauiense.

De acordo com a coordenadora de Cursos e Eventos da Sudarpi, Kassiara Rego, a programação das oficinas “Férias Criativas” fortalece o vínculo entre a comunidade e os saberes tradicionais. “A realização da oficina de Arte Santeira reforça o compromisso da Sudarpi em preservar, difundir e valorizar os saberes tradicionais do artesanato piauiense. Ao promover ações formativas como essa, a Casa do Artesão se consolida como um espaço vivo de aprendizado, onde a cultura é compartilhada de forma acessível e integrada à comunidade. Iniciativas como as ‘Férias Criativas’ fortalecem a identidade cultural do nosso estado e ampliam o reconhecimento do trabalho dos artesãos”, afirma.
Durante a oficina, os participantes puderam aprender diretamente com o artesão, conhecendo os processos, materiais, ferramentas e significados que envolvem a arte santeira. A atividade contou com vagas limitadas, favorecendo uma experiência prática e maior proximidade entre o artesão e os alunos.

Para a aluna Jeanne de Oliveira, a oficina foi uma experiência enriquecedora. “É uma experiência desafiadora, porque não é fácil: exige força nos braços e também um olhar criativo para compreender o processo. O trabalho ainda não está totalmente acabado, mas já consigo perceber a minha evolução e estou chegando lá”, enfatiza.

Já o artesão Erismar Silva, que veio do município de Piracuruca, destaca que a participação na oficina de entalhe representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos e vivenciar novas linguagens artísticas. “Eu trabalho com cerâmica, que é a minha arte principal, mas recebi o convite para participar da oficina de entalhe e vi uma chance de ganhar mais experiência e conhecer outras formas de arte. A cerâmica envolve moldar, enquanto o entalhe exige mais esforço, criatividade e sensibilidade para compreender a peça. É algo bem diferente do que faço, mas estou gostando muito. Sou de Piracuruca, um pouco distante, mas fiz questão de vir para aproveitar esse conhecimento”, pontua.

Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





