

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), e com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), abre as inscrições para o Edital nº 01/2026, destinado a artesãos interessados em participar do 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras.
O evento ocorre em Brasília, entre os dias 1º e 5 de abril, e reúne artesãos de diversas regiões do país, com o objetivo de valorizar, divulgar e fortalecer a produção artesanal brasileira.
As inscrições têm início nesta segunda-feira (12) e seguem até 12 de fevereiro de 2026. Os interessados devem enviar a documentação necessária de acordo com o edital. As inscrições podem ser realizadas presencialmente, na sede da Sudarpi (Rua Paissandú, 1276, Centro, Teresina-PI); por e-mail, com envio de todos os documentos exigidos, para edital.sudarpi@gmail.com, com o assunto: Inscrição Edital n° 01/2026. Também é possível realizar a inscrição online, através do link para artesão individual ou para entidade representativa (associação, cooperativa ou grupo produtivo).
Para o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, a participação no 21º Salão do Artesanato de Brasília representa uma grande vitrine para os artesãos do Piauí. “Este evento é uma oportunidade para valorizar e impulsionar o trabalho dos nossos talentosos artesãos em um cenário nacional, permitindo que suas produções ganhem visibilidade e novas oportunidades de negócios”, destaca.
Vagas disponíveis
De acordo com o edital, são ofertadas sete vagas, sendo cinco destinadas a artesãos individuais e duas para entidades representativas, como associações, cooperativas e grupos produtivos.
A distribuição das vagas contempla critérios de inclusão, representatividade e fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato, sendo uma vaga para Mestre Artesão com Carteira Nacional válida; duas vagas para entidades representativas ou grupos produtivos; uma vaga para artesão Pessoa com Deficiência (PcD) ou grupos com maioria de PcD; uma vaga para artesão indígena ou grupos formados integralmente por indígenas; e uma vaga para artesão quilombola ou grupos compostos exclusivamente por quilombolas.
O processo seletivo tem como objetivo escolher participantes para divulgar e comercializar produtos artesanais do estado do Piauí. A seleção será conduzida por uma comissão interdisciplinar e ocorrerá em duas etapas eliminatórias: análise documental e análise de portfólio.
Durante a avaliação, serão considerados critérios como referência à cultura popular, criatividade e originalidade, capacidade produtiva e potencial de comercialização, conforme as tabelas de critérios e classificação de notas previstas nos Anexos IX e X do edital. Será eliminado automaticamente o candidato que não atingir o mínimo de 50 pontos.
Nova padronização dos editais
Desde 2025, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) passou a adotar uma nova metodologia para a seleção de artesãos, com foco em tornar o processo mais transparente, padronizado e democrático em todo o país. A mudança institui um modelo unificado de edital para a participação em feiras nacionais e internacionais apoiadas pelo programa, com critérios de avaliação mais claros, exigência detalhada de documentação e incentivo à formalização, por meio da Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
A nova abordagem também amplia as oportunidades de participação ao incluir novas feiras no calendário oficial e alinhar os editais às discussões nacionais sobre sustentabilidade, inovação e fortalecimento das políticas públicas do setor artesanal.
Sobre o Salão
O Salão do Artesanato Raízes Brasileiras é um dos maiores e mais prestigiados eventos de artesanato do Brasil. Ele reúne artesãos de todo o país, criando um espaço para exposição de peças, troca de experiências e fortalecimento da identidade cultural brasileira. Para os selecionados, o evento representa uma chance única de expor seu trabalho para um público diversificado, ampliando as possibilidades de negócios e o reconhecimento de sua arte.
Confira aqui o Edital 01/2026 .
Faça aqui sua Inscrição para Artesão Individual .
Faça aqui sua Inscrição para Entidade Representativa .

Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





