

A Escola contará com supervisão militar e terá o número de vagas ampliado
As obras da nova Escola Municipal Irmã Theodora, no bairro Liberdade, seguem em ritmo acelerado para transformar a infraestrutura educacional da região. Com aproximadamente 4.140 metros quadrados de área construída, o novo prédio permitirá ampliar a oferta de vagas dos atuais 565 para mais de 600 alunos do 6º ao 9º ano.
A estrutura é dividida em quatro blocos estratégicos: Blocos 1 e 2: Dedicados a 15 salas de aula, sala de vídeo, leitura e Atendimento Educacional Especializado (AEE); Bloco 3: Ala administrativa, laboratório de informática e auditório; Bloco 4: Cozinha, refeitório e pátio coberto; Complexo Esportivo: Ginásio poliesportivo de 850 m² com arquibancada.
Segundo Tiago Nascimento de Jesus, encarregado da obra, a fase de alvenaria e estrutura básica está praticamente concluída.


“Temos parte da alvenaria e das vigas prontas. O primeiro bloco já aguarda as telhas, e iniciamos o reboco interno, com quatro salas finalizadas”, detalha.
A equipe, que conta com cerca de 25 operários, projeta concluir a etapa sob responsabilidade da empreiteira entre junho e agosto de 2026. “Nossa meta é finalizar o reboco de um bloco inteiro ainda este mês para iniciar o acabamento em granitina”, afirma Tiago.
Modelo de Gestão e Expansão
Uma das grandes novidades é que a Irmã Theodora adotará o modelo de supervisão militar, inspirado no sucesso do CMRio. O secretário de Educação, Cristiano Lopes, destaca que o formato une autonomia pedagógica à disciplina militar.


“O CMRio apresenta ótimos resultados no IDEB. Queremos expandir esse sucesso, focando no aprendizado patriótico e no comportamento, sem interferir na liberdade de cátedra dos professores”, explica.
O secretário revelou ainda que a prefeitura planeja novas unidades similares na Folha 33, Nova Marabá, que já conta com um terreno de 2.400 metros quadrados adquirido e atenderá cerca de 400 alunos, e outra unidade no núcleo São Félix, que contará com parceria do governo do estado e funcionará como escola técnica, atendendo em torno de 500 alunos, reforçando o compromisso da gestão com a modernização do ensino em Marabá.
“Acredito que até o final do ano, para 2027, a gente já teria em funcionamento. Sendo no modelo convencional, seria para meados de 27, mas se for no modelo modular que é muito mais rápido, é um modelo que a gente quer trazer para Marabá, isso traria muito mais rapidez e acredito que até o final do ano a gente poderia entregar”, conclui Cristiano.









Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos
Drone: Carlos Teixeira
The post Sevop: Obras da Escola Irmã Theodora avançam no bairro Liberdade appeared first on Prefeitura de Marabá .
Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI Mín. 20° Máx. 28°





