

O projeto culturalInvasão do Pequi 2apresenta ao público uma exposição de artes visuais em Palmas. As obras, criadas pelos artistas visuais Felipe Supernaut e Leromanual, estão expostas no Blackbird Estúdio e Bar, localizado na Quadra 112 Sul, Rua SR 07, Lote 47. A proposta articula música e artes visuais em um mesmo processo criativo. A ação é viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
A exposição faz parte da segunda edição do projetoInvasão do Pequi, idealizado por Felipe Supernaut. O projeto começou como uma coletânea musical acompanhada de festival realizado em 2024 e, nesta nova edição, passou a incluir as artes visuais como uma das linguagens centrais, em parceria com Leromanual.
Segundo Felipe Supernaut, a inclusão das artes visuais ocorreu de forma orgânica, a partir de sua relação pessoal com a música. “Sempre gostei muito de escutar CDs enquanto olhava as capas e os encartes”, afirmou.
Outro aspecto considerado na concepção do projeto foi a ampliação da acessibilidade cultural. De acordo com os proponentes, desde a primeira edição a comunidade surda participou do festival, mas a presença exclusiva da música limitava o acesso pleno. “Por ser só música, eu acho que faltava algo de arte para eles consumirem também. Então, atualmente, o festivalInvasão do Pequié um festival de música e arte”, explicou Felipe Supernaut.
Sobre a exposição
As telas expostas dialogam diretamente com as faixas do álbum que integra a coletâneaInvasão do Pequi 2. O processo criativo ocorreu de forma colaborativa entre Felipe Supernaut e Leromanual, a partir de um enredo construído coletivamente. “Desde o início, eu e o Lero decidimos que a temática que iríamos criar seria bem livre, podendo ser ficcional ou fantasiosa. Fizemos umbrainstorm, jogamos o nomeInvasão do Pequie os nomes das músicas em um caldeirão de ideias e criamos um enredo que norteou a criação das telas”, relatou Felipe Supernaut.
As obras recebem os mesmos nomes das faixas do álbum e resultam de um exercício de troca criativa, ressignificação e diálogo entre linguagens artísticas. A exposição reúne telas comoInvasão do Pequi 2, Pseudo Caos, Celestina, Queen of Hell, Pequena Chance, Mammoth e Paz e Guerra, que seguem disponíveis para visitação pública no espaço.
Para o artista, o apoio da Política Nacional Aldir Blanc foi fundamental para a execução do projeto. “A Pnab é de extrema importância no fomento cultural do nosso estado e do nosso país. Ela tem democratizado o acesso aos recursos públicos, fazendo com que a verba chegue a artistas e produtores culturais. Como o aporte é dividido em categorias, ele se adéqua a vários tipos de projetos, de menores a mais elaborados, como a Invasão do Pequi, que envolve vários profissionais da cultura”, destacou Felipe Supernaut.
Fomento cultural
No campo das artes visuais, o edital garantiu apoio financeiro aos artistas, além da aquisição de materiais específicos, como telas e tintas. A iniciativa também contou com ações de acessibilidade, como interpretação em Libras e adequações estruturais para pessoas com deficiência, além de programação gratuita e aberta ao público. Segundo os artistas, o projeto contribui para o fortalecimento da produção artística regional e amplia o alcance da cultura tocantinense. “A coletânea está disponível nas plataformas destreaminge as imagens das telas também circulam on-line, o que permite que o trabalho alcance outros estados e públicos”, concluiu Felipe Supernaut.
Sobre o proponente
Felipe Supernaut é produtor cultural, músico, compositor, DJ, produtor fonográfico e artista visual, atuando no cenário independente há mais de 10 anos. É fundador e sócio da Produtora Árvore Seca desde 2015, com atuação destacada na criação e produção de festivais, intercâmbios culturais e projetos autorais.
Foi responsável pela produção de iniciativas como o Festival Bem Ali, o Grito Rock Palmas e o projeto Invasão do Pequi, além de atuar como produtor e sócio do Blackbird Estúdio e Bar, onde já participou da produção e da coprodução de mais de 150 eventos culturais.
Também é fundador do seloWheels of Confusion Records, responsável por lançamentos fonográficos, fanzines e ações de difusão da música underground. Como músico, integra projetos autorais comoWizened Tree, Big Marias, Sister from Marse o experimentalDamn Free Doom. Produtor fonográfico registrado pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), desenvolve uma trajetória marcada pela diversidade estética, produção de resistência e conexão entre música, território e cultura independente.
Leromanual
Emanuel Vitor de Oliveira Aguiar, conhecido artisticamente como Leromanual, é artista visual e grafiteiro com mais de oito anos de trajetória na cena urbana e contemporânea. Sua produção transita entre muros e telas, explorando as potencialidades do graffiti como linguagem expressiva. Vencedor do 2º Salão Palmense de Novos Artistas, acumula diversas exposições ao longo da carreira, consolidando um trabalho que dialoga com a identidade visual das ruas e a pesquisa estética em artes visuais.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





