

Na manhã desta terça-feira, 13, a Unidade de Saúde da Família (USF) Demósthenes Azevedo, localizada na Marabá Pioneira, tornou-se o centro de uma importante ação de conscientização. A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o “Dia D” dedicado às campanhas Janeiro Roxo (combate à hanseníase) e Janeiro Branco (cuidados com a saúde mental), mobilizando a comunidade com palestras educativas e orientações médicas.
A psicóloga do CAPS, Brenda Correia, conduziu a conversa sobre o Janeiro Branco, destacando que a saúde mental vai além da ausência de transtornos.


“A pessoa dispõe de recursos para que ela consiga administrar as demandas do dia a dia. Não significa não ter problemas, mas ela conseguir lidar com o estresse diário sem adoecer”, explica.
Com o tema deste ano, “Conexões reais importam. Pausar também é produzir”, a psicóloga enfatiza a importância do autocuidado e das relações humanas.
“É um pilar dentro desse contexto de saúde mental: como você cuida de você, como você se relaciona com sua família, com seus amigos, com seu ambiente de trabalho”, pontua Brenda.
O combate à hanseníase detalhado pela enfermeira Lina Eduarda Damasceno, demonstra que o principal desafio ainda é o preconceito, que dificulta o diagnóstico precoce.


“Nosso objetivo, além de trazer informações sobre a doença, é quebrar o estigma. Essa é uma das barreiras que a gente enfrenta em relação à adesão da população ao tratamento”, afirma.
Lina reforça que a educação contínua é a melhor porta de entrada para novos pacientes. “A hanseníase tem cura, tem tratamento e ocorre todo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita. Notamos que, através dessas campanhas, a cura acaba sendo bem maior e bem mais efetiva”, completa a enfermeira.
Dourieth dos Santos Silva, gerente da USF, destaca que a unidade está preparada para atender qualquer cidadão que apresente sintomas.


“Qualquer aparecimento de manchas vermelhas ou de dormência, a pessoa pode procurar qualquer unidade básica de saúde. O tratamento tem eficácia em todas as unidades, não só em Marabá, mas em todo o Brasil”, garante a gerente.
A iniciativa foi celebrada pelos usuários que buscaram atendimento na manhã de hoje. Uma das moradoras presentes, a dona de casa Gilvana Alves da Silva, confessa que quase não compareceu, mas saiu satisfeita com o que aprendeu.


“Eu não estava nem querendo vir hoje. Quando cheguei, vi aqui falando sobre as doenças mentais e gostei muito. É muito importante, porque hoje a depressão está aí e está dando em muita gente”, relata a paciente, elogiando o trabalho da equipe da USF.
A Prefeitura de Marabá reforça que as orientações e exames para ambas as causas seguem disponíveis em toda a rede municipal de saúde. Para mais informações sobre as unidades de atendimento, o cidadão pode consultar os canais oficiais como site e redes sociais.







Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio Santos
The post Janeiro Roxo/Branco: Secretaria de Saúde realiza Dia D das campanhas na USF Demósthenes Azevedo appeared first on Prefeitura de Marabá .
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus
Amazonas FCecon intensifica consultas no fim de semana para pacientes com câncer de estômago
Saúde Carreta da Saúde da Mulher chega a Indaial para realização de exames Mín. 20° Máx. 27°





