

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
A Capes é responsável pela aprovação, fiscalização e avaliação dos cursos de mestrado e doutorado. O programa da Unimontes obteve nota 7 na avaliação quadrienal 2021/2024, principal instrumento de acompanhamento e garantia da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (12/1).
A avaliação analisa, de forma integrada, a proposta do programa, o corpo docente, com destaque para a produção intelectual, a formação de mestres e doutores, a inserção social e o grau de internacionalização.
"A conquista da nota máxima é fruto de um trabalho coletivo construído ao longo de duas décadas, marcado pelo fortalecimento contínuo da pesquisa, pela formação qualificada de mestres e doutores, pela produção científica de excelência, pela inserção social comprometida com as demandas do território e pela ampliação consistente das ações de internacionalização", credita a coordenadora do programa, Cristina Sampaio.
"Esse reconhecimento sustenta o protagonismo do programa e da Unimontes no cenário nacional e internacional da ciência e da formação em saúde, consolidando uma trajetória pautada na excelência acadêmica e na responsabilidade social", complementa Sampaio.
Os resultados obtidos orientam o reconhecimento e a permanência dos cursos no Sistema Nacional de Pós-Graduação, além de subsidiar políticas de fomento, concessão de bolsas e planejamento institucional, contribuindo para o aprimoramento contínuo da pós-graduação brasileira.
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde já formou 231 mestres e 194 doutores, além de ter docentes orientando mais de uma centena de estudantes de iniciação científica e a realização de mais de 20 supervisões de pós-doutorado.
Nestas duas décadas de funcionamento, professores do programa receberam diversas premiações e menções honrosas no país e no exterior, além de estabelecerem colaborações nacionais e internacionais, além da construção de Redes e Consórcios de Pesquisa em diferentes vertentes.
Cuiabá - MT Mães de Cuiabá tem a opção de amamentar filhos nas creches e CMEIs
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI Mín. 20° Máx. 28°





