

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, assegura que as crianças neuro-divergentes matriculadas nas escolas e creches de Cuiabá terão, desde o primeiro dia de aula, a ser iniciado no dia 2 de fevereiro, o acompanhamento de cuidadoras, as chamadas CADs (Cuidadoras de Aluno com Deficiência).
“Você pai e você mãe, fique tranquilo. Todas as cuidadoras já estarão prontas para atender no primeiro dia de aula. O prefeito Abilio Brunini e a primeira dama Samantha Iris determinou que façamos o melhor atendimento as nossas crianças atípicas. Estaremos avançando ainda mais em 2026. É exatamente o que estamos fazendo”, destaca.
Na gestão do prefeito Abilio Brunini, a Prefeitura de Cuiabá faz a contratação direta das cuidadoras, o que vai permitir um aumento de 40% no salário, conforme prevê a Lei 7.436/2025.
A atual gestão também está expandindo às salas multifuncionais, espaços adaptados para atender crianças neuro divergentes. Para entender mais, clique AQUI e AQUI .
Convocação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou na terça-feira (13) a convocação de 1.190 candidatos para a função de Cuidador de Aluno com Deficiência. Destes, são 799 para jornada de 30 horas e 391 para jornada de 40 horas semanais, contemplando todas as regionais do município. Além desse chamamento inicial, o secretário reforça que estarão disponíveis 1.800 cargos para acategoria.
A coordenadora de educação especial, professora Neuraides Ribeiro, explica que a semana pedagógica, a ser realizada no período que antecederá o início do ano letivo, vai qualificar as cuidadoras de alunos com deficiência. No mesmo período, já estará definida à necessidade a ser preenchida em cada unidade de ensino.
“Na semana pedagógica, as cuidadoras serão recepcionadas e abordaremos em palestra como melhor desempenhar a profissão. Nós faremos a organização e o preenchimento das cuidadoras de acordo com as necessidades. Haverá compartilhamento quando necessário, porém, o mais importante é que todas as unidades de ensino serão contempladas, diante do compromisso da atual gestão municipal em garantir boas condições de aprendizagem aos alunos neuro divergentes”, reforça.
Reconhecimento
A presidente da Associação dos Amigos dos Autistas Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras Presidente (AMAND-MT), Helena Amaral, esteve presente no gabinete do secretário Amauri Monge Fernandes na manhã desta quinta-feira (15).
Ela elogiou as ações da Prefeitura de Cuiabá, ressaltando que é fruto de um diálogo permanente iniciado no primeiro semestre do ano passado.
“Essas medidas começaram a ser desenhadas em abril de 2025 a partir de uma audiência púbica da qual o secretário Amauri Monge fez o compromisso com as crianças atípicas de avançar no atendimento e formação. Foi criada uma comissão permanente da qual faço parte. Esse trabalho é resultado de muito diálogo e saímos satisfeitos porque fomos ouvidas, mas, principalmente, atendidas”.
Marabá - PA Semed: Jornada Pedagógica prepara rede municipal para os desafios educacionais de 2026
Educação Estudante formado em Direito pelo programa Universidade Gratuita destaca importância das contrapartidas: “excelente oportunidade de experiência prática”
Educação Governo anuncia ferramentas para orientar candidatos do Enem
Educação Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
Mato Grosso do Sul Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Amazonas Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline Mín. 19° Máx. 28°





