

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), iniciou as atividades a campo deste ano com a realização de capacitação voltada para agricultores familiares beneficiados com Cisternas Familiares de 16 mil litros.
As ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Aldeias Altas e Coelho Neto, na região de Timbiras, e seguem ao longo de toda esta semana, com acompanhamento direto da equipe técnica da SAF.
As rodadas de capacitação correspondem à 1ª etapa das ações previstas e envolvem quatro eixos estruturantes fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar: associativismo e cooperativismo, acesso a mercados institucionais, acesso ao crédito rural e implantação de quintais produtivos agroecológicos.
O objetivo é preparar os agricultores para uma produção mais organizada, sustentável e com maior capacidade de geração de renda.
Para o agricultor familiar beneficiado Acácio Filho, a iniciativa é essencial para o fortalecimento coletivo dos produtores. “A capacitação é muito importante para nós porque faz com que a gente busque trabalhar via associativismo e cooperativismo. Isso é de suma importância pra gente”, destacou.
De acordo com o secretário adjunto da SAF, Ivaldo Coqueiro, a formação também aborda temas estratégicos para o fortalecimento da agricultura familiar. “A capacitação destaca a busca de recursos financeiros no mercado brasileiro e nas agências bancárias, além da discussão sobre a comercialização da produção. Neste primeiro momento, estamos capacitando a população para que, posteriormente, possamos implementar políticas mais exitosas voltadas à produção, ao investimento e até mesmo à ampliação do acesso às cisternas, especialmente para a comunidade de Coelho Neto”, afirmou.
Outro agricultor familiar, Delmar de Sousa, ressaltou os impactos positivos da ação e agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer ao Governo do Maranhão, à equipe do Sindicato e à equipe da SAF. É muito bom para nós agricultores familiares desenvolvermos a produção na área de casa e no quintal com as cisternas”, disse, aproveitando para convidar outros produtores a participarem. “É uma oportunidade que só vem para o bem de todos nós”, completou.
A secretária adjunta da SAF, Marileide Costa, destacou que a capacitação técnica, organizacional e socioeconômica promovida pela Secretaria tem foco no acesso a mercados públicos e privados, no fortalecimento de quintais produtivos agroecológicos e na formação para o associativismo e o cooperativismo. “O objetivo é garantir que os agricultores beneficiados alcancem uma produção alimentar melhor, agroecológica e sustentável em seus territórios, gerem renda e garantam impactos grandiosos na qualidade de vida de seus familiares", pontuou.
Um importante destaque é que as ações de capacitação e implantação de tecnologias sociais de acesso à água fazem parte de proposições eleitas por meio da participação popular, durante as audiências do Orçamento Participativo, realizadas nos territórios, e também por votação popular na Plataforma Participa MA, no ano de 2024.
Como resultado desse processo democrático, duas regiões - Delta do Parnaíba e Timbiras - foram contempladas com recursos financeiros do Governo do Estado para a execução das ações do Orçamento Participativo 2024. Ao todo, seis municípios serão beneficiados: Araioses, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Magalhães de Almeida e São Bernardo. Cada município receberá 73 Cisternas Placas Familiares de 16 mil litros, destinadas a agricultores familiares.
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar segue firme no compromisso de fortalecer a agricultura familiar maranhense, garantindo a execução de ações e projetos que promovem segurança hídrica, produção sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida no campo.
Governo Com gestão municipalista, Carlos Brandão alcança marca de 176 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões
Marabá - PA Nota de pesar pelo falecimento do preparador físico Hecton Alves, do Sub-20 do Águia de Marabá
Bahia Em novembro, vendas do varejo mantiveram estabilidade de 0,2%
Acre Com investimento superior a R$ 2,5 milhões, nova sede da Cageacre entra na reta final e recebe vistoria do governador
Infraestrutura Governo de Minas inaugura projeto inédito da Cemig em Serra da Saudade, menor município do Brasil
São Paulo Governo de SP inicia obras que modernizam acesso de Itaquaquecetuba ao Rodoanel Leste e à Rodovia Ayrton Senna Mín. 19° Máx. 28°





