Sexta, 16 de Janeiro de 2026
20°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Economia Economia

Santa Catarina cresce acima da média nacional em indústria, comércio e serviços

Desempenho positivo nos setores econômicos reflete aquecimento do consumo e da produção. Economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional ...

16/01/2026 às 06h40
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Desempenho positivo nos setores econômicos reflete aquecimento do consumo e da produção. Economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional – Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC

O estado de Santa Catarina registra crescimento acima da média nacional nos setores econômicos de indústria, comércio e serviços, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta semana. O desempenho positivo ocorre em meio à alta na economia catarinense, que avançou 4,7% entre janeiro e outubro de 2025, enquanto no Brasil a elevação foi de apenas 2,4%. 

“Santa Catarina é um estado que pula o Brasil. O nosso sucesso é resultado direto do apoio ao empreendedorismo e de um povo trabalhador. Além disso, o estado tem a melhor segurança pública do Brasil , diversos atrativos turísticos e um ambiente de negócios que favorece a atração de investimentos”, destaca o governador Jorginho Mello.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Indústria de Santa Catarina cresce 3,4% no acumulado de 2025

Conforme os dados do IBGE, a indústria catarinense cresceu 3,4% entre janeiro e novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a indústria brasileira registrou elevação menor, de apenas 0,6%.

O resultado positivo em Santa Catarina é puxado por segmentos como a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que avançou 12,3%. Em seguida estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 7,8%, bem como a fabricação de máquinas e equipamentos, com variação de 5,9%. 

“A indústria catarinense conta com apoio do Governo do Estado por meio do Prodec e Pró-Emprego, entre outros benefícios voltados a auxiliar o setor. Esse incentivo, aliado a uma indústria diversificada e que produz com excelência, garantiu um desempenho acima da média. Isso apesar dos desafios nacionais e internacionais que marcaram o ano de 2025”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Comércio e serviços também avançam

Entre janeiro e novembro o comércio somou elevação de 5,7% em Santa Catarina, ante alta de 1,5% no Brasil. O resultado é quase quatro vezes superior à média nacional. No estado, segmentos como vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, com expansão de 10,2%, e hipermercados e supermercados, com elevação de 7,3%, foram os destaques do período.

Outros segmentos do comércio, como vendas de artigos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria (5,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,1%), assim como equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4%), também tiveram avanço. 

Alta no consumo puxa setor de serviços

No setor de serviços, Santa Catarina somou um crescimento de 3,7%, frente a uma variação de 2,7% do Brasil. Os destaques são os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 7%, serviços de informação e comunicação, com 5,1%, e serviços prestados às famílias, com 4,3%. 

“Santa Catarina cresce em ritmo acelerado e tem a menor taxa de desemprego do país. Ou seja, o mercado de trabalho aquecido garante mais renda para o catarinense e então ele compra mais no supermercado, na farmácia e nas lojas. Além disso, tem mais condições de fazer uma viagem ou ir ao restaurante. Esse aumento no consumo cria novos empregos e gira toda a roda da economia ”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Sáb 27°C 19°C
Dom 25°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 18°C 16°C
Qua 17°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio